Via 040 atende 567 veículos na operação especial da Independência
Socorro a panes mecânicas concentra a maioria dos chamados; Concessionária orienta sobre a necessidade de manutenção preventiva;
Foto: frota operacional disponível para o usuário da rodovia. Crédito: acervo Via 040.
8 de setembro de 2020 – Durante os 4 dias em que vigorou a Operação Especial de Independência, entre 4 e 7 de setembro, a Via 040 realizou 567 atendimentos na rodovia, uma média de 141 veículos sendo atendidos diariamente no trecho sob concessão. Para garantir a fluidez e a segurança, a operação especial reforçou o número de equipes e de equipamentos à disposição dos usuários da BR-040, que recebeu um fluxo superior a 470 mil veículos.
O socorro a panes mecânicas foi o principal serviço prestado aos usuários, totalizando 404 chamados, cerca de 71% do total de atendimentos. Além do socorro mecânico, os 21 postos da Via 040 ao longo do trecho sob concessão prestaram, também, serviços nas seguintes situações:
– Atendimento clínico: 54 pessoas;
– Pane elétrica: 25 veículos;
– Pane seca: 28 veículos;
– Troca de pneu: 44 veículos;
– Orientação a andarilhos: 12 ações.
Manutenção preventiva
Para fazer uma viagem sem sustos com relação à parte mecânica, a Via 040 orienta para a necessidade de manutenção preventiva do veículo:
– Checar as condições e a calibragem dos pneus, substituindo-os em caso de necessidade;
– Verificar lanternas dianteiras e traseiras, além das setas;
– Encher o tanque e mapear os postos de serviço ao longo do trajeto;
– Abastecer os reservatórios de água e testar as palhetas do limpador;
– Verificar nível do óleo.
Condições de tráfego 24h
Os motoristas também podem acompanhar as condições de tráfego pelo Twitter da concessionária e pelo site da Via 040. Há também informações pelo Whatsapp, mediante solicitação de cadastro. As orientações para se cadastrar podem ser acessadas aqui http://via040.com.br/pages/whatsapp-via-040.
Estrutura à disposição de motoristas e passageiros
– 18 painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento.
– 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso.
– 23 veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24 horas por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações.
– 28 ambulâncias para resgate e socorro médico.
– 30 guinchos para remoção de veículos leves e pesados.
– Viaturas de resgate de animais e combate a incêndios.
Comentários