UFVJM lança vestibular único com 649 vagas para cursos de graduação
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa no próximo dia 8 de janeiro; Seleção utiliza o modelo tradicional de ingresso no ensino superior, com prova única no dia 4 de maio
A UFVJM tem novidade para ingresso em seus cursos de graduação no ano de 2025: o Vestibular Único, seleção utilizando o modelo tradicional, com apenas uma prova, para ingresso no ensino superior. O edital já foi publicado, com oferta de649 vagas para cursos em quatro cidades onde a UFVJM tem campus: Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí. Podem concorrer às vagas oferecidas no edital os candidatos que, no ato da matrícula, tenham concluído o Ensino Médio. O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa no próximo dia 8 de janeiro e vai até o dia 21 de janeiro. As inscrições serão no período de 5 de fevereiro a 12 de março deste ano, e a prova será no próximo dia 4 de maio. As vagas são para entrada no segundo semestre letivo de 2025.
As provas do Vestibular Único da UFVJM têm previsão, pelo edital, para serem aplicadas nas seguintes cidades: Águas Formosas, Almenara, Araçuaí, Belo Horizonte, Capelinha, Carlos Chagas, Conceição do Mato Dentro, Curvelo, Diamantina, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Itamarandiba, Janaúba, Coronel Fabriciano, Januária, Minas Novas, Montes Claros, Nanuque, Serro, Taiobeiras, Teófilo Otoni, Turmalina e Unaí.
Cursos ofertados
– Cidade de Diamantina: Agronomia, Ciência e Tecnologia, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Políticas Públicas e Gestão Social, Educação Física (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação, Turismo e Zootecnia.
– Cidade de Teófilo Otoni: Administração, Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Hídrica, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Matemática, Medicina e Serviço Social.
– Cidade de Janaúba: Ciência e Tecnologia, Engenharia de Materiais, Engenharia Física, Engenharia de Minas e Engenharia Elétrica.
– Cidade de Unaí: Agronomia; Engenharia Agrícola e Ambiental; Medicina Veterinária e Zootecnia.
Condições para isenção da taxa de inscrição
Será concedida Isenção Total, equivalente a 100% do valor da taxa de inscrição, ao candidato que cursou o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada e que comprovar: estar com o Número de Identificação Social – NIS atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, regulamentado pelo Decreto nº 6.135/07; ou possuir renda familiar mensal inferior ou igual a 1,5 salário-mínimo per capita. Será concedida Isenção Parcial, equivalente a 50% do valor da taxa de inscrição, ao candidato que comprovar estar matriculado ou ter cursado o Ensino Médio em escola pública, independentemente da renda familiar.
O candidato que pleiteia a Isenção Total ou Parcial da taxa de inscrição deverá acessar a página do processo seletivo e preencher o formulário on-line de Solicitação da Isenção, conforme instruções especificadas, no período de 8/1/2025 a 21/1/2025.
Edital Vestibular Único
Todas as informações sobre o Vestibular Único da UFVJM, como o cronograma com todas as datas, prazos do processo seletivo e quantidade de vagas para cada um dos cursos ofertados, estão descritas no Edital nº 47/2025 – COPESE/PROGRAD/UFVJM, que pode ser acessado aqui.
Em caso de dúvidas, é só entrar em contato com a Coordenação de Processos Seletivos (Copese) da UFVJM: endereço de e-mail para copese@ufvjm.edu.br; telefone (38) 3532-1277.
Processos seletivos da UFVJM
Hoje, a UFVJM conta com oito tipos de processos seletivos para entrada em seus cursos de graduação. São eles:
– Vestibular Único: Prova tradicional para ingresso no 2º semestre.
– Sistema de Seleção Unificada (Sisu): Uso da nota do Enem.
– Seleção Seriada (Sasi): Seleção realizada em 3 etapas.
– Educação a Distância (EAD): Ensino superior a distância.
– Processo 60+: Exclusivo para maiores de 60 anos.
– Licenciatura em Educação do Campo (LEC): Formação para professores que atuam no campo.
– Vagas Remanescentes: Para quem já tem curso superior ou deseja transferência.
– Processo Simplificado: Usando a maior nota do Enem dos últimos 10 anos, sem prova.
Saiba mais detalhes sobre cada processo seletivo da UFVJM no vídeo disponível aqui.
Ou acesse a página da Copese da UFVJM.
Confira as mídias sociais da UFVJM:
Comentários