Terrenos baldios aumenta o risco de proliferação do Aedes aegypti

 Terrenos baldios aumenta o risco de proliferação do Aedes aegypti

A dengue não para de avançar em todo o país, mas mesmo assim, diversas pessoas ainda não fazem a sua parte. No Bairro  Jóquei Clube, bairro nobre da cidade vários lotes sujos, com matos altos e lixos por toda parte. Nos locais, há bastante sujeira e água parada, o que facilita a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

A Prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente precisa urgentemente notificar os donos dos terrenos, antes que a proliferação do mosquito chegue a um ponto que não terá mais solução, pois estamos no verão, época de chuvas intensas e com isso o aumento dos focos. O mato, quando alto, só trás problemas, pode servir de habitação para animais peçonhentos e outras pragas, que se aproveitam da sujeira para se proliferarem.

Sim, a relação entre terrenos baldios e a proliferação do mosquito Aedes aegypti é preocupante. O mosquito é o vetor da dengue e pode se proliferar em terrenos baldios devido ao lixo e à vegetação alta. 

Por que os terrenos baldios são criadouros do mosquito?

  • O lixo jogado em terrenos baldios pode acumular água, criando um ambiente propício para a proliferação do mosquito
  • A vegetação alta em terrenos baldios pode acumular lixo e ser um criadouro do mosquito

O que pode ser feito para combater a proliferação do mosquito?

  • Denunciar terrenos baldios sujos ou com criadouros do mosquito
  • Fiscalizar terrenos baldios para evitar o acúmulo de lixo e o crescimento da vegetação
  • Regularizar terrenos baldios, exigindo que sejam cercados, pavimentados e tenham a grama rasteira

O mosquito Aedes aegypti também pode se proliferar em outros locais, como latas, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, bromélias, bambus e buracos em árvores.

Desse jeito é impossível vencer o mosquito da dengue!

Bairro Jóquei Clube

Praça do Fórum

Praça Virginia Rath

Rua Rubens Bitencourt

Todas as fotos tiradas nesta manhã, terça-feira (04/02)

Em 2022 a Prefeitura lançou a campanha: “Operação Alerta Verde e Lote Limpo, Cidade Linda”. com o objetivo de mudar velhos hábitos de proprietários de lotes vagos deixarem suas áreas sujas, com mato alto, esperando que o poder público faça a limpeza. A campanha durou pouco, mas precisa voltar e é urgente, afinal, são vidas em jogo!

Faz parte da cidadania e é responsabilidade legal do dono do terreno essa limpeza.

Lei do Lote Sujo
Pela Lei Municipal Nº 063/2009 proprietários de lotes sujos, com entulho ou mato devem ser notificados pela prefeitura para que possam realizar a limpeza. Caso os proprietários não executem a limpeza do local, a prefeitura fica autorizada a limpar a área e inserir os custos do serviço da dívida ativa do contribuinte ou aplicar multas para os respectivos proprietários

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados