Sondar: trabalho de resgate de bens culturais desaparecidos no estado

O Ministério Público de Minas Gerais – MPMG lançou em Paracatu nesta tarde de terça-feira (28) na sede da AMNOR, o novo Sondar, sistema de resgate de bens culturais desaparecidos. A ferramenta, desenvolvida pelo MPMG em parceria com a UFMG, tem ampliado a proteção de bens culturais no estado. A plataforma, lançada em 2021, reúne objetos mineiros desaparecidos, recuperados e restituídos, pode ser acessada pela internet, por meio de computador, tablet ou celular, e disponibiliza um acervo de cerca de 2.589 bens culturais mineiros, como documentos e peças de arte sacra. Em quase 2 anos em funcionamento, o sistema já ajudou a identificar ou recuperar 780 bens.

Por vídeo o promotor de Justiça Marcelo Azevedo Maffra, responsável pela Coordenadoria das Promotorias de Justiça e Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, reforçou que na maioria das vezes os furtos de bens culturais acontecem nas pequenas cidades do interior do estado e ressaltou a importância da colaboração da comunidade para a vigilância e a recuperação desses bens.

A cerimônia de abertura contou com os palestrantes: a coordenadora cultural do Ibscult, Aunaene Dias que falou sobre “Novas abordagens para devolução do patrimônio cultural”, em seguida o técnico do Iepha/MG, professor Luís Molinari, “A proteção dos bens culturais em Minas Gerais” e para finalizar o consultor técnico Raphael Hallack “O novo Sondar – democratização e diversidade” e após foram feitas diversas perguntas pelos participantes, que puderam tirar dúvidas.

O evento de lançamento do novo Sondar contou com a presença da Promotora de Justiça,  Dra. Mariana Leão, do Prefeito Igor Santos, funcionários do MPMG em Paracatu, do Secretário Municipal de Cultura e Turismo Igor Diniz, da presidente da Associação dos Amigos da Cultura Maria do Socorro (Help), Helen Ulhoa representando a Academia de Letras do Noroeste de Minas e várias entidades.

Acesse aqui o Sondar: https://sondar.mpmg.mp.br/

 

 

Casa Paracatu

Exposição: “Sondar Para Todos”

  

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados