Solução desenvolvida pela Prodemge, eDOC moderniza Rede Estadual de Ensino

 Solução desenvolvida pela Prodemge, eDOC moderniza Rede Estadual de Ensino

Assinatura vinculada ao GOV.BR permitirá acessar documentos à distância, além de agilizar processos e gerar economia para o Estado e para os cidadãos

A mais recente entrega da Prodemge para o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), é o Sistema de Documentos Digitais (eDOC). A plataforma inovadora facilita a solicitação, processamento e entrega de documentos da Rede Estadual de Ensino de maneira totalmente digital.

Integrado à plataforma GOV.BR, o novo sistema garante a autenticidade da assinatura digital dos documentos, moderniza e agiliza processos administrativos, proporcionando um serviço mais eficiente e acessível tanto para a área administrativa das mais de 3,4 mil escolas do Estado quanto para alunos, pais e responsáveis.

A Prodemge levou 9 meses para entregar o eDOC para a SEE-MG, e já a partir do período letivo de 2025, o novo sistema será usado para ações como:

  • reduzir o tempo de processamento e os custos operacionais associados à emissão e assinatura de documentos educacionais, eliminando a necessidade de manipulação física de papéis;
  • aumentar a transparência e a rastreabilidade dos processos documentais, garantindo que todos os documentos sejam assinados digitalmente pelo GOV.BR;
  • melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão, facilitando o acesso rápido e seguro aos documentos necessários para ações educacionais.

Equipe

A iniciativa foi idealizada pela Superintendência de Sistemas Educacionais em conjunto com a Assessoria de Inovação da Educação. O desenvolvimento ficou a cargo da Gerência de Sistemas Administrativos e de Apoio da Educação (GEA), que projetou o eDOC para atender às necessidades da rede estadual e, no futuro, criar um repositório digital de documentos escolares do aluno, garantindo segurança e integridade por meio da integração com o GOV.BR.

O sistema, em fase piloto, já permite a assinatura digital da Declaração de Transferência, documento essencial para estudantes que optaram por não renovar automaticamente suas matrículas. Outros documentos serão gradualmente incluídos ao longo do ano, ampliando os benefícios para toda a comunidade escolar.

Próximos passos

Gerente responsável pelo eDOC, Saulo Martins da Costa Oliveira confirma para breve a disponibilidade de pasta única do aluno, digital, que poderá ser acessada por qualquer escola estadual que tenha autorização. E também a adição de assinatura eletrônica para documentos fundamentais da vida estudantil como histórico escolar e diploma do aluno. Tudo pelo eDOC.

“O eDOC representa um grande passo na transformação digital da educação pública em Minas Gerais, promovendo praticidade, eficiência e inovação no acesso a documentos escolares”, avalia Saulo Martins da Costa Oliveira.

Clique aqui para conhecer os principais benefícios do novo sistema.

O conteúdo está disponível na Agência Minas: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/solucao-desenvolvida-pela-prodemge-edoc-moderniza-rede-estadual-de-ensino

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