Solenidade de entrega de Moção de Regozijo à Irmandade de Nosso Senhor dos Passos e Irmandade Nossa Senhora das Dores

 Solenidade de entrega de Moção de Regozijo à Irmandade de Nosso Senhor dos Passos e Irmandade Nossa Senhora das Dores

A Sessão Solene de entrega de Moção de Regozijo à Irmandade de Nosso Senhor dos Passos e Irmandade Nossa Senhora das Dores pelas ações de salvaguarda e promoção das expressões culturais e religiosas relacionadas à fé da comunidade paracatuense, é de autoria da vereadora Vera Lemos, aprovada pela Casa Legislativa.

O evento aconteceu na noite de ontem (29), na sede da Câmara Municipal, com a presença do Prefeito Igor Santos, Presidente da Câmara a vereadora Claudirene Rodrigues, a vereadora Vera Lemos, Bispo da diocese de Paracatu Dom Jorge Alvez, Bispo Emérito Dom Leonardo de Miranda, representando o canto da Verônica, Patrícia Ferreira Soares, e representando a irmandade de Nosso Senhor dos Passos, o senhor Osmar Barbosa de Melo e representando a irmandade Nossa Senhora das Dores, a senhora Rita de Cássia Batista Neiva e todos fizeram a composição da mesa.

Sobre as irmandades

 A tradição da procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos, surgiu muito tempo antes, sobretudo, na região de Portugal e Espanha e chegaram ao Brasil por meio dos imigrantes, sobretudo os portugueses.

O Senhor dos Passos retrata uma das quedas de Jesus durante o caminho do calvário, que não está narrada na sagrada escritura, mas faz parte da tradição.

Segundo a tradição oral, Jesus tombou algumas vezes no caminho em direção ao calvário. “a imagem de nosso Senhor dos Passos, então, retrata Jesus que está no chão ajoelhado, porque foi o momento da queda, do tombo, segurando o madeiro. é um momento de aflição, de dor, mais ao mesmo tempo se percebe a presença de Jesus que fez aquele sacrifício por todos nós. a presença de Nossa Senhora das Dores também é parte dessa devoção popular.

Por isso, nesta noite a homenagem das duas irmandades, indissociáveis. Irmandade Nosso Senhor dos Passos e Irmandade Nossa Senhora das Dores.

Segundo a tradição, no trajeto que Jesus fez até fora da cidade onde foi crucificado, encontrou com sua mãe e há o momento daquela profecia de Simeão que está na sagrada escritura, que diz que uma espada de dor haveria de transpassar o coração de Maria, a dor da mãe que vê o filho naquela condição, a humilhação, a tortura e a cruz. então, ao mesmo tempo, a imagem de nosso senhor dos passos mostra a queda de Jesus e o encontro da mãe aflita, da mãe das dores, porque ela sente a dor da mãe diante daquela cena do filho padecendo e a espada que transpassa sua alma é uma espada de dor e por isso temos a procissão do encontro, o encontro da aflita mãe com seu filho, no caminho do calvário.

Em Paracatu temos essas duas imagens são históricas. a do senhor dos passos e de nossa senhora das dores, que representa tantas mães que padecem, que sofrem por conta de seus filhos na prostituição, nas drogas, no desvio”. essa mesma imagem de nossa senhora das dores, e no domingo da ressurreição se veste com roupas festivas, de branco.

A moção de regozijo as irmandades de Nosso Senhor dos Passos, formada por homens devotos, e de Nossa Senhora das Dores, valorizando a participação da mulher na igreja, é um reconhecimento a esta devoção que atravessa o tempo, que caminha junto com a história religiosa e cristã de Paracatu, por isso consideradas patrimônios imateriais cultural e religioso de nossa histórica cidade.

Enaltecer o papel dessas irmandades, encenação da paixão de cristo, o canto da verônica, a procissão da ressurreição, e as procissões centenárias do encontro e a procissão do enterro é uma forma de relembrar a história e os nossos antepassados. Pelos registros deste encontro que atravessa anos, é possível verificar a mudança nos costumes e o desenvolvimento da cidade. Mas a tradição e a fé permanecem com a realização anual desta piedosa devoção em honra a nosso senhor dos passos e a nossa senhora das dores, mantendo viva a fé, a devoção e a tradição”.

 

Entrega da honraria

A Presidente da Câmara Municipal de Paracatu, Vereadora Claudine Rodrigues e a autora da honraria, Vereadora Vera Lemos, fizeram a entrega da Moção de Regozijo à irmandade de Nosso Senhor dos Passos e irmandade Nossa Senhora das Dores.

Banda Lyra Paracatuense

Momento da execução da marcha Luiz XV pela Banda Lyra Paracatuense com a projeção de imagens da encenação da Paixão de Cristo, procissão do enterro e procissão da ressurreição. A banda Lyra fez várias apresentações.

Homenagem a Dom Leonardo pelo aniversário de 88 anos!

 

Fotos do evento:

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados