Socorro Acioli abre 2a. temporada do Sempre um Papo em Paracatu patrocinado pela Kinross

A escritora e jornalista cearense Socorro Acioli é a primeira convidada da temporada de 2025 do Sempre Um Papo em Paracatu, patrocinado pela Kinross. A autora participa do projeto para lançar seu mais recente livro, “Oração para desaparecer”, e falar sobre sua trajetória literária e processos de criação, em evento mediado pelo jornalista Afonso Borges. A conversa, seguida por sessão de autógrafos com a autora, acontece no dia 19 de março, quarta-feira, às 19h, na Casa Kinross, em Paracatu (MG). A entrada é gratuita, por ordem de chegada.
O Sempre um Papo tem o patrocínio da Kinross via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Academia de Letras do Noroeste de Minas.
Sobre o livro
O livro “Oração para desaparecer” foi finalista do Prêmio Jabuti de 2024 na categoria de Romance Literário. A obra, lançada pela Companhia da Letras, conta a história de uma mulher que não tem nenhuma recordação sobre o seu passado e, tendo somente a língua portuguesa como porto seguro, precisa reconstruir a vida em um lugar desconhecido.
Esta personagem, chamada Cida, é desenterrada viva na fronteira entre Portugal e Espanha. Sem identidade nem memória, as únicas indicações de sua origem são sotaque brasileiro e um colar de búzios. Jorge encontra nessa misteriosa estrangeira uma paixão inesperada. Já no outro lado do Atlântico, Joana é o fantasma de um amor há muitos anos perdido por Miguel.
Quando estes quatro personagens se entrecruzam no tempo em busca de respostas para as próprias angústias, eles se deparam também com uma trama fantástica sobre magia, ancestralidade e pertencimento. “Oração para desaparecer” é uma das histórias possíveis sobre o amor e seu poder de dissolver barreiras.
Sobre a autora
Nascida em Fortaleza (CE), Socorro Acioli é jornalista, escritora e professora, com Mestrado em Literatura Brasileira e Doutorado em Estudos de Literatura. Ela escreve para crianças, jovens e adultos e tem mais de 20 livros publicados. Em 2013, venceu o Prêmio Jabuti na categoria infantil com o livro “Ela tem olhos de céu”. Socorro foi a única brasileira aluna de Gabriel García Márquez na oficina “Como contar um conto” em 2006. Foi neste curso que ela iniciou o livro “A cabeça do santo”, que já foi publicado em países como Estados Unidos, Inglaterra, França, México e Itália.
Sempre Um Papo – 39 anos
Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
Patrocinado pela Kinross, o “Sempre um Papo” realizou sua primeira temporada em Paracatu em 2024, levando à cidade personalidades como Thiago Lacerda, Geni Núñez, Bianca Santana, Ângela Gutierrez, Denise Fraga e Fabrício Carpinejar. O próximo evento do Sempre Um Papo em Paracatu receberá como convidado o escritor Itamar Vieira Jr, no dia 29 de abril.
Serviço:
Sempre Um Papo Paracatu recebe Socorro Acioli
Dia 19 de março, quarta-feira, às 19h
Local: Casa Kinross (Rua Rio Grande do Sul, 700 – Centro, Paracatu)
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Comentários