Sicoob Credigerais e a Polícia Militar unem esforços para combater fraudes contra beneficiários do INSS em Paracatu
Durante a reunião da última semana entre a cooperativa e a Polícia Militar, foram estabelecidas ações colaborativas com o objetivo de prevenir e combater golpes
Representantes das áreas de negócios e compliance do Sicoob Credigerais, juntamente com o presidente da cooperativa, Darcy da Silva Neiva Filho, se reuniram na última semana em Paracatu com representantes do 45º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. O objetivo do encontro foi discutir medidas estratégicas de combate a fraudes e saques ilegais nas contas dos beneficiários do INSS no município de Paracatu.
Dentre as estratégias colaborativas estabelecidas, está a intensificação da vigilância policial em momentos estratégicos, particularmente nos dias de pagamento, além da observação contínua de comportamentos suspeitos nas agências e arredores. A Polícia Militar também enfatizou a realização de ações como o rastreamento diário de crimes, com o objetivo de identificar padrões e implementar medidas preventivas.
Georgia Pereira de Alcântara Perpétuo, Analista de Compliance do Sicoob Credigerais, acredita que a parceria entre a cooperativa e a Polícia Militar evidencia a dedicação à integridade dos serviços financeiros. Além disso, reforça o compromisso mútuo com o bem-estar da população, incentivo que está inteiramente ligada ao 7º Princípio Cooperativista: “Interesse pela Comunidade”.
“A iniciativa visa amenizar o número de casos corriqueiros de beneficiários que são vítimas de quadrilhas especializadas em fraudes aplicadas a esse tipo de público. Por meio dessa parceria, ambos os agentes buscam garantir a segurança e confiabilidade nas transações financeiras dos beneficiários do INSS”, destaca a analista.
Entre as ações implementadas pela cooperativa, destacam-se o bloqueio preventivo de senhas, a pausa temporária em saques via caixas eletrônicos e a proposta de migração para contas correntes, com o objetivo de fornecer uma proteção adicional aos beneficiários.
Ainda de acordo com o setor de Compliance da cooperativa, das modalidades de fraudes mais comuns praticadas contra os aposentados destacam-se a falsa central de atendimento, onde o fraudador se faz passar por um funcionário de uma instituição financeira e, através de uma chamada telefônica, manipula o titular da conta para fazer transações em benefício de um grupo criminoso. Outro golpe comum é a comercialização enganosa de produtos e anúncios fraudulentos, tanto físicos quanto pela internet, além do golpe conhecido como “saidinha de banco”, onde criminosos se aproveitam para furtar ou roubar logo após a vítima sacar uma quantia em dinheiro nas agências.
A entidade financeira, juntamente com os órgãos de segurança pública, aconselha os usuários a sempre verificarem a autenticidade das informações, usando os canais oficiais do Sicoob Credigerais antes de divulgar qualquer dado sensível.
Em caso de suspeitas ou denúncias, o beneficiário deve acionar a Polícia Militar pelo número 190. Para obter informações adicionais ou relatar uma fraude, o usuário pode contatar o Sicoob Credigerais pelo número (38) 99878-9512 e presencialmente na agência de referência.
foto em destaque: Representantes do Sicoob Credigerais e Polícia Militar em reunião para propor ações de combate a fraudes financeiras em Paracatu
Comentários