Sicoob Credigerais apoia criação de respirador para fins educacionais

Iniciativa tem por objetivo ampliar possibilidades de aprendizado para faculdades, órgãos públicos e instituições ligadas à área da saúde.

Um dos sintomas do COVID-19 é a dificuldade para respirar, causada pela inflamação dos pulmões. Com isso, a demanda por respiradores nos hospitais aumentou exponencialmente e, por tratar-se de um equipamento de alto custo e normas sanitárias rígidas, o acesso a ele é limitado.

Pensando nisso, pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM Campus Paracatu) e da Universidade Federal de Catalão, com o apoio e incentivo do Sicoob Credigerais, desenvolveram uma metodologia de ensino de prototipagem eletrônica de hardware livre com placa única e impressão 3D para adolescentes, estimulando a formação de novos cientistas. A abordagem se dá de forma lúdica, através da construção e melhorias de um projeto open source de um ventilador mecânico automatizado, produzido e desenvolvido pela Rice University, localizada no Texas, Estados Unidos.

Com o avanço da pesquisa, constatou-se que a demanda pontual, em decorrência da pandemia, apontou o gargalo educacional ligado à área da saúde. “Com a pesquisa, descobrimos que o contato direto dos alunos com esse tipo de dispositivo é muito pouco durante todo o curso de fisioterapia, por exemplo. Assim, nossa solução está disponível para melhorar toda a cadeia da saúde em médio e longo prazo, através da educação”, declara Márcio Silva Andrade, professor EBTT do IFTM e líder da pesquisa. O ensino será incluído como novo módulo do Projeto Ifisi, que leva educação tecnológica a crianças carentes e também é apoiado pelo Sicoob Credigerais.

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