SÉRGIO ULHÔA: A DANÇA DAS CORES

Família lança documentário sobre a vida e obra do artista paracatuense
A Casa de Cultura de Paracatu foi o palco para o lançamento do documentário sobre o artista Sérgio Ulhôa, no dia 15 de fevereiro. Familiares e amigos se reuniram para celebrar o paracatuense, numa noite repleta de emoção com uma mistura de saudade e alegria. Amigos cantaram algumas de suas músicas preferidas e diversas histórias vividas com ele foram relatadas. Sergio faleceu precocemente em 2012, mas teve tempo de viver com intensidade para levar a sua arte ao mundo.
“Sérgio Ulhôa: a dança das cores” é um documentário que mergulha no universo artístico multifacetado de Sérgio Ulhôa, um artista multimídia cujo trabalho transcende fronteiras e cativa os espectadores com suas composições visuais e performances vibrantes. Originário de Paracatu, Sérgio foi um visionário que combinou arte em vídeo e dança para criar um espaço imaginário onde cores extravagantes se misturam em composições refinadas, revelando um mundo de sensações e emoções.
Com uma preferência por padrões de pensamento mais livremente associativos e poéticos, explorou o espaço, ritmo, detalhe e composição em suas obras, criando um universo visual compartilhado onde a arte circense, a dança, a coreografia e a arte visual se entrelaçam em uma paisagem subjetiva de memória, emoção e associação. Sua abordagem única levou Paracatu para o mundo, fundindo elementos da cultura popular local com o contemporâneo e cosmopolita. Como dançarino, coreógrafo e VJ, foi respeitado e encantou o mundo.
Sérgio, morreu repentina e precocemente, em Amsterdam, onde morava, mas seus irmãos mantiveram seus arquivos de vídeos e fotografias e agora, veem a oportunidade de divulgar este material e celebrar a sua vida através de um documentário que mescla o estilo e as criações visuais de Sérgio com depoimentos de quem conviveu e trabalhou com ele.
Esta é uma jornada emocionante que convida o espectador a explorar a mente criativa do homenageado e sua contribuição única para o mundo da arte contemporânea. É também uma grande oportunidade da comunidade conhecer um pouco da vida e da obra deste artista paracatuense que levou a cultura de nossa cidade para o mundo.
O evento foi muito concorrido, contando com a presença de muitos parentes e amigos. Vieram também amigos de Belo Horizonte, Curvelo, Brasília e São Paulo para assistir. Foi muito emocionante para todos. O lançamento do documentário contou com a participação do Vice-prefeito Pedro Adjuto, do Secretário de Cultura, Thiago dos Reis, da Reitora da Universidade de Brasília, Dra Rozana Naves e do Reitor da Universidade Dom Bosco de El Salvador, Dr. Mário Olmos.
O documentário – disponível no youtube – foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, cuja proponente é Helen Ulhoa, doutora em História e irmã do artista e pode ser acessado no link https://youtube.com/live/uVZLdDn-AME?feature=share
Comentários