Serenata na FliParacatu
Banda Lyra Paracatuense foi criada em 1961 com o objetivo de ministrar aulas para ensino gratuito de música para crianças, jovens e adultos. Durante essa trajetória de mais de seis décadas foram inúmeras apresentações musicais em atividades culturais, recreativas, populares e religiosas do município. A formação do grupo de seresteiros da Lyra nasceu com o intuito de resgatar e cultivar a tradição de expressões musicais como as serestas e serenatas.
“Seresta é o rebatizamento do termo da mais antiga tradição de cantoria popular no Brasil, a serenata que é o ato de cantar canções de caráter sentimental a noite, pelas ruas, com parada obrigatória diante das casas das namoradas.. No Brasil, o costume das serenatas já foi referido pelo viajante francês Le Gentil de la Barbinais, de passagem por Salvador em 1717, ao contar em seu livro Nouveau Voyage Autour du Monde que “à noite só se ouviam os tristes acordes das violas”, tocadas por portugueses a passear “debaixo dos balcões de suas amadas” cantando, de instrumento em punho…” Milton Parron
Vai ter serenata na FliParacatu
Se você sente saudades das belas serenatas que aconteciam nas casas e ruas de Paracatu, prepare-se: vai ter serenata nas ruas do Centro histórico da cidade. O projeto Paracatu em Serenata, interpretado por músicos e cantores do Grupo de Seresteiros Lyra Paracatuense estará se apresentando no FliParacatu, no dia 29 de agosto.
O cortejo musical partirá da Academia de Letras, na Rua do Ávila, às 18 horas, seguirá pela Rua do Ávila, com paradas previstas na Casa de Cultura, Largo da Jaqueira, subindo pela Rua Samuel Rocha até Rua Goiás e chegará ao Largo do Rosário no local. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, tem o patrocínio da Kinross através da Lei Rouanet e conta com o apoio da Academia de Letras do Noroeste de Minas, Guiastur e o projeto coordenado pela Sociedade Musical Lyra Paracatuense.
Comentários