Sempre um Papo recebe Itamar Vieira Junior em Paracatu

Em uma iniciativa da Kinross, um dos mais importantes escritores vivos da atualidade, Itamar Vieira Junior é o segundo convidado da série do “Sempre um Papo” em Paracatu, no dia 29 de abril, terça, às 19h30, desta vez em praça pública: Praça do Santana, no bairro Santana.
Mediado pela jornalista Márcia Maria Cruz, o autor de “Torto Arado” e “Salvar o Fogo” vai conversar com o público sobre a sua vida e obra, processo criativo e literatura brasileira. Após o evento, o autor fará uma noite de autógrafos.
O Sempre um Papo tem o patrocínio da Kinross via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Academia de Letras do Noroeste de Minas e apoio da Prefeitura de Paracatu.
A Praça Largo do Santana está localizada no bairro Santana e é reconhecida por sua importância histórica e cultural, sendo considerada o bairro mais antigo da cidade. A região é conhecida como Santana dos Alegres e abriga a Igreja de Sant’Anna, uma réplica da original construída na década de 1730. A praça também é um polo gastronômico, cercada por casas históricas e bares no entorno.
Sobre o autor
Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, na Bahia, em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Publicou as obras “Torto Arado”, “Doramar ou a Odisseia: Histórias”, “Salvar o Fogo” e o infantil “Chupim”, todos pela editora Todavia. Seu romance “Torto Arado” é um dos maiores sucessos – de público e crítica – da literatura brasileira das últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países e adaptação para o audiovisual. Com suas obras o ator já venceu, entre outros, os prêmios Leya, Oceanos e Jabuti. Seu romance “Salvar o Fogo” foi o grande vencedor do livro do ano de 2023 no Prêmio Jabuti.
Sobre Márcia Maria Cruz
Márcia Maria Cruz é jornalista e escritora. É doutora em Ciência Política e mestre em Comunicação Social pela UFMG. É autora do livro “Morro do Papagaio”, da coleção “BH, a cidade de cada um”, e “Maria Mazarello – preto no branco, lutas e livros”, da Editora Contafios, e coautora do “Vidas inteiras – histórias dos 10 anos de Lei de Cotas” (Editora Crivo). Foi coordenadora do Núcleo de Diversidade do jornal Estado de Minas. É vencedora do Troféu Mulher Imprensa 2022 na categoria Diversidade! Integrou o International Visitor Leadership Program (IVLP) em Media literacy em 2018 nos EUA. Coordenou o curso de Jornalismo na Una e lecionou sobre o mesmo tema na PUC Minas e Faculdade Promove. Coordena a comunicação da deputada Macaé Evaristo e é diretora da agência social de comunicação Teia de Criadores. Integra o Coletivo de Jornalistas Negras e Negros Lena Santos. Atualmente, trabalha na Comunicação do Ministério dos Direitos Humanos.
Sobre o acervo virtual do “Sempre um Papo” no Youtube
Na internet, a página do YouTube do “Sempre Um Papo” contém mais de 1.600 programas de uma hora cada, constituindo-se no maior e mais relevante acervo virtual da literatura brasileira. Além dos debates, seminários e cursos completam o rol de exibições, que já hoje registra quase 9 milhões de visualizações.
Link: https://www.youtube.com/SempreUmPapo
Comentários