Sempre um Papo com Denise Fraga em Paracatu

 Sempre um Papo com Denise Fraga em Paracatu

Denise Fraga um ser incrivel, alegre, sincera, tudo que cabe dentro da arte

A atriz Denise Fraga participou na noite ontem (12), do Sempre Um Papo na sede da Fundação Casa de Cultura em uma conversa com o fundador do projeto, Afonso Borges.

Foi um papo muito enriquecedor, a atriz trouxe uma bagagem recheada de boas novas, divertida e principalmente várias reflexões sobre o nosso cotidiano. Uma noite fria, mas que teve muito aconchego com as palavras.

Denise Fraga é atriz, produtora e cronista brasileira e mora no coração de todas as pessoas que amam e que se ligam em arte. Na arena da Casa de Cultura com um público bem legal,  que se ajuntaram para esse bate papo, e que realmente faz pensar.

Ela falou sobre como foi receber um convite do Tony Ramos para trabalharem juntos, sua paixão pelas histórias da vida real, casamento, filhos, vários poetas brasileiros, e falou de como o alemão Bertolt Brecht, dramaturgo, romancista e poeta, criador do teatro épico anti-aristotélico foi e é importante na sua carreira no teatro.

Denise Fraga trouxe também para a conversa seu trabalho no teatro, especialmente um de seus espetáculos mais recentes, “Eu de você”. Segundo ela, este trabalho, em certa avaliação, culmina todo um processo criativo desenvolvido ao longo de sua carreira. O teatro, para Denise, também é um lugar de afeto. “É um exercício de presença, de olho no olho, de chamar o público para que dedique sua atenção”. Neste espetáculo, a artista pede ao público suas próprias histórias, entrelaçando-as com a literatura, a poesia e a música. “Me sinto uma polidora de palavras. Embrulho para presente as histórias que recebo e devolvo para o público, que não imaginava o quão bonitas elas eram”.

Sempre em busca de algo novo. “Eu sou insistente. Eu sempre acho que dá para descobrir algo novo ainda”, destacou a atriz no seguimento. Excelente contadora de histórias que é, sua fala foi cheia de breves causos de acontecimentos passados permeados pelo olhar aguçado da cronista, sempre muito atenta aos pormenores do cotidiano. “As histórias, muitas vezes, contam muito mais do que as opiniões”, ela destacou. Artista da inquietude, Denise comentou o quanto seu trabalho busca no movimento da vida a sua força. “A minha inquietude me fez ampliar limites”.

Denise finalizou sua fala comentando sobre o poder que a arte tem de transformar. “Tudo o que eu li de literatura na vida, foi sempre transformador”. Segundo a atriz, o contato com a arte te faz ter mais compreensão sobre a imperfeição humana. Citando Simone de Beauvoir, ela declarou: “Por que eu escrevo? Porque eu preciso. Nas horas mais difíceis da minha vida, rabiscar frases – ainda que não sejam lidas por ninguém – me traz o mesmo consolo da reza para quem tem fé: através da linguagem ultrapasso meu caso particular, comungo com toda a humanidade.” No fim, uma daquelas frases síntese concluiu a conversa de maneira tocante: “O afeto é o que vai nos salvar”.

  

Sobre Denise

Uma das mais talentosas atrizes brasileiras, Denise Fraga construiu uma carreira de imenso sucesso na TV, no teatro e no cinema. É colunista de a revista Crescer e durante anos assinou uma coluna no jornal Folha de São Paulo. É autora de dois livros: “Retrato Falado: Histórias Fantásticas da Vida Real” e “Travessuras de Mãe”, ambos pela Editora Globo. Denise apresentou um dos quadros de maior sucesso da história do programa Fantástico, da Rede Globo, o “Retrato Falado”, em que ela encenava histórias verídicas enviadas pelos telespectadores. Também participou de várias novelas e séries da emissora, atuou em mais de 20 filmes e é um dos nomes mais respeitados do teatro brasileiro. Seu talento já rendeu a ela quase 30 prêmios e troféus de melhor atriz (teatro, cinema e televisão). Denise Fraga é  casada com o diretor Luiz Villaça e mãe de Nino, 26 anos, e Pedro, 24.

Só acredite no que os seus olhos vêem e seus ouvidos escutam.
Não acredite nem no que os seus olhos vêem e seus ouvidos escutam.
E saiba que não acreditar ainda é acreditar.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados