Sebrae Minas e Prefeitura de Vazante se unem para fortalecer o turismo no município

 Sebrae Minas e Prefeitura de Vazante se unem para fortalecer o turismo no município

Peregrinações pelo Caminho de Nossa Senhora da Lapa serão realizadas nos dias 20 de abril, 1º e 3 de maio

Para dar continuidade ao fortalecimento do turismo religioso em Vazante, a Prefeitura Municipal e o Sebrae Minas promovem, nos dias 20 de abril, 1º e 3 de maio, roteiros de peregrinações no Caminho de Nossa Senhora da Lapa. O percurso, de 23 km, liga a comunidade de Claro de Minas ao Complexo Religioso de Nossa Senhora da Lapa, no centro da cidade. Todas as informações estão site https://www.caminhonossasenhoradalapa.com.br/.

A programação terá uma caminhada no Domingo de Páscoa (20/4) e outra no feriado do Dia do Trabalho (1º/5). Já no dia 3 de maio, será realizado o Pedal de Nossa Senhora da Lapa, voltado para bicigrinos (ciclistas). Os roteiros incluem alimentação, carro de apoio e hidratação.

As atividades também fazem parte da celebração do Ano Jubilar da Igreja Católica que, em 2025, traz a temática ‘Peregrinos da Esperança‘. Nesse sentido, o Caminho de Nossa Senhora da Lapa foi recomendado pela Diocese de Paracatu como roteiro de peregrinação indicado para os romeiros ganharem indulgências.

Lançada em 2024, a Rota Peregrina tem o propósito de atrair cada vez mais turistas e romeiros ao município, destino religioso tradicional do Noroeste de Minas Gerais, por conta da devoção à Nossa Senhora da Lapa. Além do Sebrae Minas e da Prefeitura, são parceiros a Agência para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Vazante e Região (ADVAZ) e o apoio do Santuário Nossa Senhora da Lapa.

“Nosso objetivo é valorizar, qualificar e ampliar a oferta turística, potencializando a Rota Peregrina e a sua conexão com a cidade e os serviços oferecidos”, destaca a analista do Sebrae Minas Isabella Silva.

Geração de emprego e renda

O turismo religioso movimenta, todos os anos, 15 milhões de pessoas pelos municípios do país, segundo estimativa do Ministério do Turismo. As viagens, chamadas de peregrinações da fé, também aquecem o turismo cultural, que representa 12% do total. Vazante é conhecida como “cidade nascida da fé“, além da riqueza de suas tradições manifestada na fé e na cultura. Todos os anos, milhares de romeiros e fiéis visitam o município em devoção à Nossa Senhora da Lapa, que teria aparecido, por volta de 1865, na Gruta Lapa Velha.

Hoje, o local é um complexo religioso que inclui a réplica da antiga igreja, a grande imagem de Nossa Senhora, a Sala de Milagres e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Dentro da gruta há uma estalagmite em formato de mulher que aparenta recostar-se na parede da gruta, que é venerada como sendo a imagem natural de Nossa Senhora da Lapa.

O turismo religioso tem grande capacidade de gerar oportunidades para os pequenos negócios, além de emprego e renda. “Para propiciar uma melhor experiência aos romeiros, empreendedores e pequenos produtores rurais foram preparados para acolher os visitantes com muita hospitalidade e boa gastronomia, beneficiando a economia da cidade”, destaca o secretário de Turismo de Vazante, Edyvan Fernando.

SERVIÇO

Caminho de Nossa Senhora da Lapa

20/4 – Domingo de Páscoa – Peregrinação

1/5 – Dia do Trabalho – Peregrinação

3/5 – Pedal de Nossa Senhora da Lapa.

Mais informações: https://www.caminhonossasenhoradalapa.com.br/

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados