Sebrae abre inscrições para o Programa ALI em Paracatu, com remuneração de R$ 5 mil
Inscrições vão até 19 de setembro para atuar nas modalidades Produtividade, Educação Empreendedora e Indicação Geográfica
O Sebrae Minas abriu edital para a seleção de bolsistas para o Programa ALI – Agentes Locais de Inovação, destinada a profissionais de nível superior reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em todo o estado, serão oferecidas 163 vagas imediatas e outras mais de 300 de cadastro reserva, para atuar nas modalidades Produtividade, Educação Empreendedora e Indicação Geográfica. Os interessados poderão se inscrever até 19 de setembro pelo site.
Nas regiões Noroeste e Alto Paranaíba estão abertas 48 vagas, com oportunidades nas cidades de Paracatu, Unaí, João Pinheiro, Três Marias, Vazante, Patos de Minas, Patrocínio, Carmo Paranaíba, Monte Carmelo, Arinos, Brasilândia de Minas e São Gotardo.
No período de atuação, os bolsistas vão utilizar ferramentas para promover a inovação juntos aos pequenos negócios, instituições de ensino ou territórios. Entre as funções dos agentes, estão a aplicação de diagnósticos, identificação e resolução de problemas, monitoramento das ações realizadas e mensurações inicial e final. A duração das bolsas é de 30 meses.
Para participar da seleção, os interessados devem ter Ensino Superior completo nos cursos apontados no edital e experiência profissional de pelo menos seis meses nas áreas de conhecimento mencionadas. O processo seletivo dos bolsistas ALI inclui análise documental, avaliação de conhecimento e entrevista individual on-line.
“O Agente Local de Inovação vai oferecer acompanhamento personalizado e orientação às empresas, territórios e instituições educacionais, com o objetivo de implantar a cultura de gestão da inovação. Ele vai usar metodologias úteis e ágeis de maneira continuada, personalizada, in loco e subsidiada, por meio de consultorias presenciais ou virtuais”, explica a gerente da unidade de Inovação e Mercado do Sebrae Minas, Lina Volpini.
Os selecionados vão passar por um período de capacitações para contribuírem com ações que impactam diretamente na inovação dos pequenos negócios, principalmente, na melhoria de produtos, serviços ou processos e, ainda, na identificação de novos nichos de mercado.
Confira as modalidades:
ALI Produtividade
· Formação acadêmica em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharias, Tecnologia da Informação, Ciências da Computação, Design, Sistema de Informação e áreas correlatas em cursos reconhecidos pelo MEC
· Experiência de seis meses em empreendedorismo, inovação, gestão ou pequenos negócios
Escopo de trabalho: Melhorar a produtividade das empresas por meio da implantação de soluções de inovação, com base em estudos realizados nas empresas.
–
ALI Educação Empreendedora
· Formação acadêmica em Administração, Administração Pública, Engenharias, Licenciatura (em qualquer área), Pedagogia, Comunicação, Publicidade, Marketing, Design, Gestão e Empreendedorismo em cursos reconhecidos pelo MEC
· Experiência de seis meses em atividades relacionadas a instituições de ensino, gestão escolar ou tecnologia no campo educacional
Escopo de trabalho: Levar conhecimento sobre inovação e empreendedorismo para professores e instituições de ensino públicas da Educação Básica nos municípios com base na metodologia do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE).
–
ALI Indicação Geográfica
· Formação acadêmica em qualquer área do conhecimento em curso reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC)
· Experiência de seis meses em empreendedorismo, inovação, gestão ou governança de coletividades
Escopo de trabalho: Identificar a realidade do território, propor soluções e acompanhar o desenvolvimento das ações, tornando a região mais sustentável.
–
SERVIÇO:
Programa ALI – Agentes Locais de Inovação
Inscrições até 19 de setembro
Áreas de atuação: Produtividade, Educação empreendedora ou Indicação geográfica.
Bolsas: até R$5 mil por até 30 meses
Inscrições: https://concepcaoconsultoria.com.br/
Comentários