São João del-Rei quer sediar bienal de arte sacra
Grupo de artistas e restauradores apresentou projeto do evento a deputados da Comissão de Cultura nesta quarta-feira (26).
A proposta de realização de uma bienal de arte sacra em São João del-Rei (Campo das Vertentes) foi apresentada aos deputados da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (26/6/24). A pedido do deputado Professor Cleiton (PV), a comissão recebeu um grupo de artistas e restauradores da cidade, que vieram pedir apoio para a concretização do evento.
Segundo restaurador Carlos Magno de Araújo, a bienal de arte sacra teria oficinas de arte, música e tapetes de procissão, passeios guiados nas igrejas, apresentação de trabalhos de restauro, palestras, conferências e shows, com a participação de convidados nacionais e internacionais. “Seria um grande evento, que traria notoriedade para a cidade e o Estado”, afirmou.
O grupo argumenta que São João del-Rei é a capital da arte sacra. Além do centro histórico com igrejas que remontam ao ciclo do ouro, a cidade conta com artífices, escultores, mestres santeiros e alfombristas, que produzem imagens, trajes, resplendores e coroas para os santos, paramentos religiosos e os tradicionais tapetes de serragem que colorem as ruas da cidade nas procissões.
Comentários