Relacionamento tóxico: entenda se você vive um

 Relacionamento tóxico: entenda se você vive um
Um relacionamento tóxico pode causar sérias sequelas emocionais. “As mais comuns podem incluir baixa autoestima, ansiedade, depressão, trauma emocional, dificuldades em confiar em outras pessoas e problemas de identidade”, destaca a psicóloga Mariana Finco.
O caso recente de agressão física do Mc Ryan com a namorada, que ganhou frande repercussão nas mídias nos últimos dias, desperta um grande alerta que devemos observar nas nossas relações, sejam amorosas, com amigos ou até mesmo familiares: como está a saúde desse relacionamento?
Um relacionamento tóxico nem sempre é fácil de identificar por quem está vivendo e, geralmente, dá sinais bem antes da situação se tornar insuportável. Embora seja fácil perceber os sinais nos relacionamentos de outras pessoas, nem sempre é simples quando nós é que estamos envolvidos na situação.
Um sinal importante é o relacionamento conturbado constantemente. Não menospreze aquelas “briguinhas”!
Muitas vezes encaramos as brigas corriqueiras como “briguinhas” que todo casal tem. Cuidado! É preciso observar os sinais e a constância dos desentendimentos.
Um relacionamento abusivo pode começar com brincadeiras sem graça que viram insultos, falta de respeito, falta de apoio, gritos, xingamentos, dependência financeira, emocional e pode até evoluir para a agressão física.
Mariana destaca que para sair desse relacionamento é necessário reconhecer o ciclo de abuso “trabalhar com o sentimento de culpa, já que o abusador manipula muito nesse aspecto, buscar tratamento emocional e se possível contar com uma rede de apoio segura”.
Os principais motivos para não se abandonar um relacionamento assim são o medo de ficar sozinho ou quando se está apaixonado e acha que o parceiro vai mudar com o tempo.  Sair de uma relação abusiva pode ser muito difícil e é fundamental ter um acompanhamento psicológico “porque ajuda a reconstruir a autoestima, lidar com traumas emocionais e aprender a identificar padrões tóxicos para evitar repetir esses ciclos no futuro”, ressalta a psicóloga.
Se você está em um relacionamento tóxico é importante avaliar qual o estágio desse envolvimento, se dá para contornar ou se o melhor a fazer é sair dessa relação. Fique atento aos sinais e proirize a sua saúde mental! Podcast edinhotaon/ Edno Mariano

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados