Promotora Mariana Duarte Leão recebe título de Cidadã Honorária
A Câmara de Vereadores realizou nesta noite, segunda-feira (13), sessão solene para a entrega de Título Honorífico de Cidadã Honorária à promotora Mariana Duarte Leão. O titulo foi concedido no ano passado pela vereadora Vera Lemos.
A honraria é concedida a pessoas que, mesmo não nascendo na cidade, contribuíram significativamente para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade. A distinção reconhece não apenas serviços prestados, mas também um comprometimento notório com valores e causas locais.
A sessão solene foi presidida pelo Presidente da Câmara o vereador Manoel Alves.
A homenageada
“Mariana Duarte Leão nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 06 de outubro de 1981. Formou-se em Direito pela Faculdade Milton Campos, em 2005, e iniciou sua trajetória jurídica no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, onde exerceu o cargo de assessora de desembargador por alguns anos. Em 2012, ingressou no Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Na defesa do patrimônio público, Mariana liderou a emblemática “Operação Templo de Ceres”, a maior ação de combate à corrupção da história de Paracatu. A operação resultou na condenação criminal de vários ex-vereadores por crimes de peculato, com decisões confirmadas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 2024, além de garantir a condenação da maioria por atos de improbidade administrativa. Sua atuação assegurou a realização de concursos públicos, combatendo a terceirização irregular de servidores, e viabilizou a implementação de portais de transparência no município, promovendo maior acesso à informação e controle social.
Na preservação do patrimônio histórico e cultural, Mariana protagonizou a restauração de diversos marcos de Paracatu. Foi a responsável pela revitalização do antigo Automóvel Clube, hoje Casa Paracatu, pela restauração da Academia de Letras e Coral Stella Maris, pela modernização do acervo do Museu Histórico Municipal e pela celebração de um acordo que prevê a restauração de quase 30 imóveis de valor cultural. Além disso, fomentou projetos que promovem o patrimônio imaterial, tais como o projeto Moradores, Partilhar, Caretagem dos Amaros, Muros Invisíveis, fortalecendo a identidade cultural da cidade.
No campo ambiental, Mariana destacou-se pela fiscalização da maior mina de céu aberto da América Latina, garantindo acordos importantes para a descaracterização de barragens e a compensação ambiental. Sua atuação viabilizou a execução do projeto “Pets Amigos da AMNOR”, que realizou mais de 7,3 mil castrações de animais e atividades de educação ambiental em 19 municípios. Ela também garantiu a aquisição hidrantes, de equipamentos para a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e diversas instituições.
Outro marco de sua atuação foi o projeto de digitalização de documentos históricos da comarca de Paracatu, preservando 1.300 páginas de registros do século XIX e culminando no documentário “Partilhar”, premiado com o Selo de Excelência Ambiental pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Como coordenadora da CIMOS-Noroeste, Mariana trabalhou pela valorização de grupos vulnerabilizados, como catadores de materiais recicláveis e comunidades quilombolas. Destacou-se pela implementação da coleta seletiva em João Pinheiro e melhoria das condições de trabalho das Catadoras de Paracatu e pelo “Programa Próximos Passos”, que beneficiou comunidades quilombolas, promovendo seus direitos civis, políticos, econômicos e culturais.
Além de tudo isso, e não menos importante Mariana Duarte Leão graciosamente desempenha o papel em tempo integral de Mãe, com “M” maiúsculo, das pequenas; Helena e Luísa, e, de esposa e companheira de Luiz Eduardo.
Assim, Dra. Mariana é um exemplo de comprometimento, competência técnica e sensibilidade social. Sua atuação transformou a realidade de Paracatu, deixando um legado que une justiça, sustentabilidade e valorização cultural, inspirando gerações e consolidando-a como uma representante notável do Ministério Público.”
Foram várias homenagens:
Vídeo enviado pelo colega e amigo, Dr. Paulo Campos Chaves e da amiga Daniela Jales.
Os amigos da cultura
Colegas e amigos de trabalho
Galeria de fotos:
A casa ficou lotada de amigos, familiares, colegas de trabalho, um momento muito especial de alegrias e emoções.
Participou do ato, o Prefeito Igor Santos, Vice-prefeito, Pedro Adjuto, Dra. Mariana Duarte Leão, Presidente da Câmara, vereador Manoel Alves, autora do titulo Vera Lemos, além dos vereadores, Juízes da Comarca, servidores do Poder Judiciário, representantes de várias entidades, além de autoridades locais e regionais e familiares da homenageada.
Comentários