Projeto Plantar Vida busca proprietários rurais para engajarem no plantio de 25 mil mudas para a restauração florestal da Bacia do Rio Camanducaia  

 Projeto Plantar Vida busca proprietários rurais para engajarem no plantio de 25 mil mudas para a restauração florestal da Bacia do Rio Camanducaia   

Com o período das chuvas se aproximando, a iniciativa fará seu segundo plantio das 25 mil mudas previstas e faz chamado aos donos de terras para aderirem gratuitamente ao cronograma, que também ajudará a restaurar a flora devastada pelas queimadas na região das 20 cidades contempladas, como Amparo, Monte Alegre do Sul e Pinhalzinho

foto em destaque (Projeto Plantar Vida – Divulgação Ypê)

 

São Paulo, outubro de 2024 – A restauração florestal da Bacia do Rio Camanducaia* continua, mesmo em meio as queimadas que atingiram a região de Amparo e cidades adjacentes, nas últimas semanas. O projeto Plantar Vida, feito em parceria entre o H2A Hub Agroambiental e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), está prestes a fazer o segundo plantio das 25 mil mudas previstas, todas de espécies nativas da região, e tem como objetivo contribuir para a preservação ambiental e a segurança hídrica local.

O projeto prevê a restauração de 16 hectares, no entanto, ele ainda precisa da adesão de mais proprietários de terras, que serão beneficiados com a restauração de suas áreas de Preservação Permanente (APP) com aplicação dos insumos necessários, a execução do plantio e 12 meses de manutenção da área plantada. Vale ressaltar que, em tempos de queimadas que assolam o país, a iniciativa de recuperação é de extrema importância para a produção e para o produtor rural.

Na prática, após a análise documental e um processo de diligência, que é gratuito, os produtores selecionados serão beneficiados com insumos, mudas e todo o suporte de um time técnico e capacitado para auxiliar durante o período dos 12 meses. Ao final, o proprietário se tornará o guardião da área plantada, cuidando e realizando as manutenções devidas por dois anos com supervisão do H2A Hub Agroambiental.

Além do município de Amparo (SP), outras 19 cidades estão previstas para serem impactadas com o projeto ambiental, que recebeu investimento da Ypê, uma das empresas mais importantes no segmento de higiene e limpeza do Brasil, de cerca de R$ 1,3 milhão. A primeira fase do projeto contou com uma análise detalhada da paisagem em 2022 e 2023, dentro de uma área de 670 km², das áreas com déficit de mata nativa, sobretudo aquelas que ficam próximas às nascentes e aos rios e que precisam ser restauradas.

*Por ter suas nascentes localizadas no estado de Minas Gerais e desaguar no Estado de São Paulo, o Rio Camanducaia é considerado de domínio federal, abrangendo uma área de aproximadamente 900 Km2. Da nascente, no município de Toledo (MG) até a foz, em Jaguariúna (SP), O rio Camanducaia percorre aproximadamente 160km, passando pelos municípios de Pedra Bela (MG), Pinhalzinho (SP), Socorro (SP), Monte Alegre do Sul (SP), Amparo (SP), Pedreira (SP) e Holambra (SP). Além desses, fazem parte dessa bacia hidrográfica os municípios de Extrema (MG), Santo Antonio de Posse (SP), Serra Negra (SP) e Tuiuti (SP). Toda essa região possui uma população de aproximadamente 300 mil habitantes.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados