Projeto: Palavras que transformam celebra parceria entre a Academia de Letras do Noroeste de Minas e APAC -Paracatu
Na última sexta-feira, dia 03 de maio, um grupo de confrades e confreiras da ALNM deslocou-se para as dependências da APAC -Paracatu para dar início ao projeto PALAVRAS QUE TRANSFORMAM, cuja execução nasceu do desejo da confreira D. Benedita dos Reis Soares Costa, em parceria com os professores da Escola Estadual Olindina Loureiro. Na ocasião, os acadêmicos Dra. Daniela de Faria Prado, Silvano Avelar, Dom Leonardo de Miranda Pereira, D. Benedita Soares e Maria Teresa Cambrônio apresentaram o projeto, leram trechos de suas obras e conversaram com os recuperandos sobre a importância da leitura e da escrita.
No início da noite, a presidente da Academia Dra. Daniela Prado apresentou o projeto e as atividades da ALNM, seguido de leitura de capítulo do livro -Passeio no Tempo por D. Benedita. Silvano brindou a turma com uma lindo poema musicado e já último momento da noite, Dom Leonardo leu com os recuperandos um capítulo de seu livro “Acertos e Desacertos”, que foi seguida de uma divertida conversa.
O projeto tem como objetivo principal promover a aproximação entre os recuperandos da APAC de Paracatu e os escritores locais, proporcionando momentos de reflexão, aprendizado e inspiração. A professora de Língua Portuguesa Maria dos Reis de Faria Prado asseverou que os alunos gostam muitos de projetos dessa natureza e a noite foi de muita diversão e aprendizado. Após as ações da ALNM, em atividades interdisciplinares, os professores continuarão o trabalho de incentivo à produção artístico-cultural e literária. O projeto conta ainda com mais dois encontros vindouros, em que outros acadêmicos e também os alunos apresentarão seus trabalhos.
A presidente da Academia de Letras do Noroeste de Minas disse estar muito feliz com essa atividade, que vem ao encontro com tudo que representa o trabalho dessa associação: ofertar aos cidadãos espaços e oportunidades para que por meio da leitura e da escrita os sujeitos possam se (trans)formar.
Comentários