Projeto inicia apresentações teatrais em comunidades tradicionais de Paracatu
Projeto cultural ‘Recriar para transformar’ terá espetáculos e oficinas de teatro para crianças, adolescentes e estudantes de três comunidades
Começa nesta sexta-feira, 9 de dezembro, as apresentações do projeto ‘Recriar para transformar’, iniciativa que irá debater, por meio do teatro, temas como descarte de resíduos sólidos, sustentabilidade e meio ambiente. Promovida pela Beré Projetos, com patrocínio da Kinross, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, a ação terá espetáculos e oficinas teatrais para crianças, adolescentes e estudantes das comunidades São Domingos, Lagoa Santo Antônio e Amoreiras II. A primeira peça está marcada para a Escola Municipal Coraci Meireles, nesta sexta, às 18h30.
“Além de fomentar o interesse pela cultura e formar plateia para o teatro, as apresentações teatrais contribuem para a sociabilidade, a convivência e o diálogo entre educadores, estudantes e moradores sobre temáticas socialmente relevantes “, destaca a coordenadora do projeto, Berenice Maria Mendes.
Na peça, com 45 minutos de duração, duas mulheres conversam sobre a necessidade de descarte correto de resíduos e aprendem juntas sobre a melhor forma de fazê-lo dentro de suas realidades. A ideia é transmitir, de forma simples e didática, os ensinamentos para o público participante.
Ao todo serão quatro performances teatrais realizadas gratuitamente para toda comunidade Paracatuense. A segunda apresentação está marcada para o dia 12, às 10h, também na Escola Coraci Meireles. No dia 13, às 19h, na Associação Comunitária do Povoado de São Domingos, e no dia 14, às 9h, será na Escola Municipal Maria Trindade, na comunidade da Lagoa Santo Antônio.
Oficina de teatro
Como contrapartida social, o projeto ‘Recriar para transformar’ vai ofertar, a partir de janeiro de 2023, duas oficinas de artes cênicas para crianças e adolescentes devidamente matriculados em escolas públicas da região da Lagoa Santo Antônio e do bairro Amoreiras II. As aulas terão duas horas de duração cada. As dinâmicas acontecerão através de jogos teatrais e de expressão corporal, e ao final das oficinas, cada grupo participante deverá apresentar uma peça escrita por eles.
Na escola Coraci Meireles, a oficina será para 120 participantes, sendo 100 alunos do 6º ao 9º ano e 20 participantes da comunidade residente no Bairro Amoreiras II. Já na escola Maria Trindade Rodrigues, a oficina será para 70 participantes, sendo 60 alunos do 6º ao 9º ano e dez participantes da comunidade localizada na Lagoa de Santo Antônio.
“O objetivo é despertar a criatividade e o potencial artístico, além de promover a socialização e a capacidade de expressão corporal dos alunos”, explica a coordenadora. Segundo ela, o trabalho também visa colaborar com o desenvolvimento cultural e intelectual, facilitando assim o processo de aprendizagem em outras áreas do conhecimento e o pleno desenvolvimento cognitivo do participante.
Programação das apresentações teatrais:
Dia 9/12 – sexta-feira – 18h30 – Escola Municipal Coraci Meireles (Amoreiras II)
Dia 12/12 – segunda-feira – 10h – Escola Municipal Coraci Meireles (Amoreiras II)
Dia13/12 – Terça-feira – 19h – Comunidade Quilombola São Domingos, no Centro Pastoral local
Dia 14/12 – quarta-feira – 9h – Escola Municipal Maria Trindade (Lagoa Santo Antônio)
Comentários