Projeto CUTUCAR leva Educação Patrimonial para mais de 1,2 mil alunos de Paracatu
54 turmas de estudantes terão atividades de valorização
do patrimônio material e imaterial da cidade
Começou mais uma edição do projeto CUTUCAR – Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social. A iniciativa, promovida pela GuiasTur e patrocinada pela Kinross por meio da Lei Rouanet, visa promover uma cultura de valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade.
A estimativa é que, no total, 1.200 alunos de 54 turmas de 22 escolas públicas de Paracatu, incluindo aquelas da zona rural, serão beneficiados pelo projeto. Serão realizadas, entre maio e dezembro, uma variedade de atividades, como rodas de conversa, visitas a atrativos turísticos e workshops. O encerramento será marcado por uma exposição pública dos materiais produzidos pelos alunos durante o projeto e ficará aberta à visitação por 15 dias.
Uma das coordenadoras do projeto, Helen Ulhoa Pimentel, conta que o principal objetivo é fazer com que os alunos comecem a se apropriar do patrimônio desde cedo. “O patrimônio é de todos e todos nós temos direitos e deveres com ele”, afirma. “O patrimônio, de uma maneira geral, representa todas as heranças, culturais, históricas, da educação, tradições, o modo de falar etc. É tudo aquilo que é importante para a comunidade. É tudo aquilo que nos faz ser quem somos”, diz. “Participar desta inciativa é uma experiência muito rica para os alunos e gratificante para nós, que podemos proporcionar isso para eles, conclui.
“Valorizar a história, o patrimônio, a memória e a cultura locais, especialmente com as crianças e os jovens, é investir no vínculo delas com a cidade onde vivem”, afirma Luana Gomes, gerente de Comunicação e Comunidades da Kinross.
CUTUCAR
Ao longo das seis edições anteriores, o projeto Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social beneficiou cerca de 17.500 estudantes, de várias faixas etárias, matriculados em escolas públicas, de Paracatu.
Além de alunos, em todas as edições, o CUTUCAR beneficia também agentes culturais, quitandeiras, artistas, fotógrafos, vídeomakers, comunidades quilombolas, empresários do setor e a toda a comunidade escolar que inclui, ainda, pais e profissionais da educação.
Comentários