Programa da Atlas Renewable Energy capacita mais de 350 mulheres em Janaúba (MG)
‘Somos Parte da Mesma Energia’ já treinou mais de 1500 mulheres na América Latina, promovendo capacitação a partir do desenvolvimento de habilidades técnicas para o mercado de trabalho
O programa Somos Parte da Mesma Energia, da Atlas Renewable Energy, que oferece formação profissional para reduzir a desigualdade de gênero no setor de energia, atingiu mais um marco na capacitação feminina: mais de 100 mulheres foram formadas no terceiro e último ciclo do projeto em Janaúba, Minas Gerais, encerrado no final do semestre.
O programa atingiu marcas expressivas no município, com mais de 350 mulheres capacitadas. Os cursos oferecidos as preparam para trabalhar nos projetos solares e para oportunidades voltadas a outras atividades econômicas da região.
O programa Somos Parte da Mesma Energia foi lançado em 2019 com o objetivo de oferecer treinamentos profissionalizantes para mulheres, criando oportunidades de emprego nas regiões onde a empresa atua no Brasil, Colômbia, México e Chile. A iniciativa busca aumentar a participação feminina nas construções solares, que normalmente é de apenas 2%, para 15%. Em um de seus projetos, a Atlas já superou essa meta, atingindo 22% de contratações de mulheres. As participantes do programa possuem a oportunidade de aumentar sua empregabilidade, tanto para trabalhar em um projeto da Atlas quanto em outros projetos das regiões onde vivem, bem como a oportunidade de empreender como prestadoras de serviço
É essencial que as questões de inclusão também sejam abordadas entre os homens, nas lideranças profissionais, e entre jovens e crianças nas escolas. Por isso, o programa promove diversas atividades educativas no ambiente das obras, envolvendo toda a equipe, além de realizar campanhas externas em parceria com escolas para incentivar meninas a seguirem carreiras em ciência e tecnologia.
“Acreditamos que a diversidade de gênero traz benefícios significativos para a indústria de energia renovável. Ao proporcionar essas oportunidades de formação, fortalecemos as comunidades locais e contribuímos para um setor mais inclusivo e inovador”, afirma Maria Alice Santos, coordenadora social da Atlas Renewable Energy.
Em Janaúba, está localizado o Projeto Fotovoltaico Vista Alegre, com 902 MWp (o equivalente a 770 MWac de capacidade instalada), que irá gerar aproximadamente 2TWh/ano, o que equivale a tirar mais de 61.800 carros das ruas, além de compensar cerca de 154.000 toneladas de emissões de CO2 por ano. A construção foi iniciada em 2023 e deverá entrar em operação em 2025.
Sobre a Atlas Renewable Energy
A Atlas Renewable Energy é uma empresa internacional de geração de energia renovável com um portfólio de projetos de 8,4 GW, dos quais 2,5 GW estão em fases avançadas de desenvolvimento e 3,6 GW estão em operação. A Atlas é especialista em desenvolver, financiar, construir e operar projetos de energia renovável desde 2017. A Atlas possui uma equipe experiente com profundo conhecimento do mercado global de energia e renováveis, com o histórico mais longo no setor na Iberoamérica.
A estratégia da empresa está focada em ajudar grandes empresas a fazer a transição energética para 100% de energia limpa. A Atlas Renewable Energy é amplamente reconhecida por seus altos padrões no desenvolvimento, construção e operação de projetos de grande escala, bem como por um histórico profundo e duradouro em programas sociais e desenvolvimento sustentável.
Para mais informações, visite: https://pt.atlasrenewableenergy.com/
Comentários