Primeira reunião do Plano de Auxílio Mútuo em 2022
PAM (Plano de Auxílio Mútuo): O que é? Objetivos e Importância
O PAM – Plano de Auxilio Mútuo foi criado em Paracatu no ano de 2005 para atender medidas preventivas e socorros. Durante todos esses anos o PAM esteve ativo e vem se fortalecendo a cada dia, e tem uma importância muito significativa na comunidade.
Na tarde de ontem (1/06), a equipe que faz parte do PAM em Paracatu se reuniram na Sede do Corpo de Bombeiros.
O PAM tem por finalidade a atuação, de forma conjunta e ordenada, de seus integrantes, na resposta as emergências nas instalações das empresas integrantes e respectivas áreas de atuações, no município de Paracatu, estado de Minas Gerais, com atuação 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, mediante a utilização de recursos humanos e materiais de cada empresa ou instituição integrante, colocados à disposição do plano.
O PAM – Plano de Auxilio Mútuo é coordenado pela Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros de Paracatu, representa um processo de associação, compostos por empresas privadas/públicas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, com objetivo de atuar de forma cooperada no atendimento a uma emergência. O Plano objetiva a proteção da vida humana, a preservação do patrimônio e o meio ambiente nas instalações das instituições e respectivas áreas de atuação, potencializa ainda um processo de parceria e cooperação local, propiciando mais rapidez e agilidade no socorro em casos de sinistros.
A ideia é disponibilizar pessoal treinado, materiais e equipamentos adequados para que possam agir de forma rápida e coordenada a fim de responderem imediatamente a catástrofes até a chegada dos socorristas. Como o tempo é primordial nessas situações, a estratégia é considerada fundamental em complexos industriais onde os riscos são maiores.
O PAM abrange ainda incidentes e acidentes de grandes proporções, situações de risco, ou em cenários de explosão ou incêndio, vazamentos, derramamento de produtos perigosos, situação de emergência, calamidade pública, dentre outras situações.
Reunião
O coordenador de Defesa Civil, Antônio Carlos Sousa Santos, explicou que o PAM é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo incentivar a criação de meios de colaboração mútua entre os membros levando-os a se unirem para compor uma força tarefa capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormalidade que venha acontecer.
Nesta primeira reunião do ano de 2022 estiveram presentes cerca de 30 representantes dos integrantes do PAM e foram debatidos temas como o início da Semana do Meio Ambiente; O período crítico de queimadas e ações para combate na qual tivemos a participação com palestras do Tenente Norberto da Policia Militar Ambiental e Comandante da 2ª Cia Operaconal do 12º BBM. Simulados de emergências realizados pelas empresas parceiras do Plano; entre outros assuntos.
Durante a reunião, o Superintendente de Segurança Pública e Defesa Social, Wilian Batista Amorim, ressaltou que o objetivo principal da PAM é dar respostas rápidas e eficientes em situações de crise. Um exemplo dado pelo superintendente é com relação às grandes queimadas, que acabam fugindo do controle do Corpo de Bombeiros. Desta forma, o PAM é acionado e as empresas parceiras que possuem recursos humanos e materiais entram em ação para contribuir e sanar a crise.
Como principal meta a ser seguida após a reunião, ficou a criação de campanhas e ações que busquem a conscientização e minimizar os riscos oferecidos no período de estiagem, principalmente no mês de setembro, registramos muitas queimadas em nosso município e o PAM se torna um apoio importante conter o impacto ambiental e social.
Ao final da reunião, o comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Paracatu, Tenente Igor Costa, pediu que as empresas parceiras informassem os recursos humanos e materiais que dispõem, para que em caso de emergência, a instituição acione, no menor tempo possível, aqueles que podem contribuir na ação. Desta forma, a rede poderá oferecer equipamentos como ambulâncias, caminhões-pipa, caminhões munck, tratores, ônibus, escavadeiras, serras; além de recursos humanos, como médicos, enfermeiros e engenheiros.
Comentários