Praça do Santana recebeu o escritor Itamar Vieira Junior

 Praça do Santana recebeu o escritor Itamar Vieira Junior

História

O bairro Santana é considerado o bairro mais antigo de Paracatu, onde a história da cidade teve início. A região foi o local de descoberta de ouro em 1744, dando origem ao Arraial de São Luiz e Sant’Anna das Minas de Paracatu, que se tornou o bairro Santana, que foi o ponto de partida para a colonização do Noroeste Mineiro e, em particular, para a região do Vale do Paracatu. A descoberta de ouro em 1744 pelo bandeirante Felisberto Caldeira Brant foi o marco inicial da cidade, levando ao surgimento do arraial que daria origem ao bairro Santana, um local rico em história e cultura, com tradições e festas que remetem aos primeiros anos de Paracatu.

Sempre um Papo o evento

A Praça do Santana na noite de ontem (29), foi palco do “Sempre um papo” que recebeu o escritor Itamar Vieira Junior e a mediadora a jornalista Márcia Maria Cruz. Um acontecimento recheado de prosas, reflexões, encontros e muito aprendizado. A Praça ficou encantada, pois onde tem cultura tem cor e alegria!

O evento contou com a presença de estudantes, representantes da Academia de Letras do Noroeste de Minas, Secretário da Cultura, Secretário da Educação, diretores de escolas municipais e estaduais, representantes dos Amigos da Cultura, Promotores do Ministério Público e representantes do Guiastur.

Autógrafos

O Sempre um Papo tem sido para Paracatu um presente, que une pessoas através da cultura!

Patrocinador

O Sempre um Papo tem o patrocínio da Kinross via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Academia de Letras do Noroeste de Minas e apoio da Prefeitura de Paracatu.

Sobre o autor

Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, na Bahia, em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Publicou as obras “Torto Arado”, “Doramar ou a Odisseia: Histórias”, “Salvar o Fogo” e o infantil “Chupim”, todos pela editora Todavia. Seu romance “Torto Arado” é um dos maiores sucessos – de público e crítica – da literatura brasileira das últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países e adaptação para o audiovisual. Com suas obras o ator já venceu, entre outros, os prêmios Leya, Oceanos e Jabuti. Seu romance “Salvar o Fogo” foi o grande vencedor do livro do ano de 2023 no Prêmio Jabuti.

Sobre Márcia Maria Cruz

Márcia Maria Cruz é jornalista e escritora. É doutora em Ciência Política e mestre em Comunicação Social pela UFMG. É autora do livro “Morro do Papagaio”, da coleção “BH, a cidade de cada um”, e “Maria Mazarello – preto no branco, lutas e livros”, da Editora Contafios, e coautora do “Vidas inteiras – histórias dos 10 anos de Lei de Cotas” (Editora Crivo). Foi coordenadora do Núcleo de Diversidade do jornal Estado de Minas. É vencedora do Troféu Mulher Imprensa 2022 na categoria Diversidade! Integrou o International Visitor Leadership Program (IVLP) em Media literacy em 2018 nos EUA. Coordenou o curso de Jornalismo na Una e lecionou sobre o mesmo tema na PUC Minas e Faculdade Promove. Coordena a comunicação da deputada Macaé Evaristo e é diretora da agência social de comunicação Teia de Criadores. Integra o Coletivo de Jornalistas Negras e Negros Lena Santos. Atualmente, trabalha na Comunicação do Ministério dos Direitos Humanos.

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados