PNDS vai a campo coletar informações sobre demografia, saúde reprodutiva e nutrição das crianças

 PNDS vai a campo coletar informações sobre demografia, saúde reprodutiva e nutrição das crianças

 

O IBGE inicia hoje (9/10) a coleta da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023, realizada em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde. Nos próximos quatro meses, agentes de coleta vão visitar aproximadamente 133 mil domicílios, distribuídos em mais de 2.500 municípios em todo o país. Em Minas Gerais, serão visitados 7.212 domicílios, espalhados por 264 municípios. Para realizar a coleta de dados, foram treinados mais de 200 entrevistadores no estado.

Além de investigar características gerais dos moradores e domicílios – como educação, trabalho e rendimento –, a PNDS 2023 tem perguntas sobre avaliação do estado de saúde e satisfação com o atendimento no serviço de saúde; situações da vida familiar, como uniões, planejamento reprodutivo, filhos, realização de pré-natal, conhecimento e uso de métodos contraceptivos, entre outros; saúde e nutrição das crianças de até cinco anos; e questões da vida individual de homens e mulheres. Além disso, pela primeira vez, o IBGE perguntará tanto a orientação sexual quanto a identidade de gênero dos brasileiros.

Mais informações sobre a PNDS estão disponíveis no release anexo e na apresentação.

 

foto em destaque

 

Pesquisa fará levantamento detalhado sobre saúde de mulheres, homens e crianças – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

 

Para mais informações sobre esse assunto acesse a página do IBGE na Internet – www.ibge.gov.br ou diretamente na Agência de Notícias IBGE – http://agenciadenoticias.ibge.gov.br/

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados