Pesquisa da UFVJM sobre turfeiras brasileiras é apresentada na COP29

 Pesquisa da UFVJM sobre turfeiras brasileiras é apresentada na COP29

Briefing paper traz como título Turfeiras no Brasil – o ecossistema mais denso em carbono sob ameaça

Uma equipe de pesquisadores da UFVJM, capitaneada pelo professor Alexandre Christófaro Silva, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) e o “Greifswald Mire Centre”, elaborou documento (briefing paper) norteador para a ciência, a sustentabilidade e as políticas climáticas globais sobre turfeiras brasileiras que foi apresentado durante a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP29, realizada neste mês de novembro (11 a 22/11), em Baku, capital do Azerbaijão. A apresentação do trabalho, que tem como título Turfeiras no Brasil – o ecossistema mais denso em carbono sob ameaça, foi realizada no último dia 21.

De acordo com o professor Alexandre, os dados são fruto de décadas de trabalho da equipe, que envolveu mais de 30 pesquisadores; e o principal objetivo da equipe envolvida nessa ação consiste em gerar e difundir conhecimentos a respeito do valoroso ecossistema de turfeiras. “Esse documento serve como base científica para ampliar a conscientização sobre a importância das turfeiras brasileiras e promover ações estratégicas voltadas à sustentabilidade e às políticas climáticas globais. O briefing paper elaborado para a COP29 constituirá a base da seção sobre as turfeiras brasileiras, prevista para ocorrer na COP30, que será realizada no Brasil, em Belém, Pará, em 2025”, destaca o professor.

Para a Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFVJM, a apresentação desse trabalho ressalta a importância da pesquisa e da dedicação coletiva na proteção de ecossistemas estratégicos para a sustentabilidade nacional e global. “Parabenizo o professor Alexandre Christófaro Silva e toda a equipe pelo relevante trabalho em prol da preservação das turfeiras da Serra do Espinhaço, agora amplamente reconhecido no cenário internacional durante a COP29”, enfatiza o diretor de Pesquisa da UFVJM, professor Marcus Alvarenga Soares.

Confira o briefing paper Peatlands in Brazil – the most carbon dense ecosystem under threat.


Confira as mídias sociais da UFVJM:

 Facebook – Perfil Oficial

 Instagram

 Twitter

Divisão de Jornalismo e Imprensa

Coordenadoria de Comunicação Social

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados