Parque Municipal São Sebastião dos Olhos D’agua no coração de Paracatu
Parques urbanos, muito mais do que o ‘pulmão’ das cidades, cuida da saúde mental e espiritual
Em Paracatu bem no coração da cidade existe um Parque: o Parque Municipal São Sebastião dos Olhos D’agua. Um lugar fresco, bem arborizado, com árvores enormes e muito verdes, mas está precisando de manutenção. Um parque tem sua importância na vida, pois ajudam a combater a poluição, favorecem a biodiversidade no núcleo da cidade e facilita o controle da temperatura e da umidade. As áreas verdes no seio das cidades também são um importante elemento de coesão social. O conceito do parque urbano como espaço aberto para os cidadãos usufruírem surgiu no século XIX, mas sua importância é tal que marca a configuração dos municípios em todo o mundo. (No século XIX foram criados vários parques urbanos no Brasil, especialmente os “Passeios Públicos” destinados às elites e caracterizados pelos caminhos bucólicos, terraços, jardins, estátuas, lagos e chafarizes.)
Uma cidade com muitos espaços verdes consegue minimizar os impactos promovidos pelas mudanças climáticas e pela poluição.
Além de que as áreas verdes urbanas estão relacionadas com a qualidade de vida e exercem funções ecológicas, estéticas e psicológicas na vida das pessoas. No decorrer da história, as sociedades atribuíram valores diversos às áreas verdes, dando a estes espaços diversos significados, entre eles cultural, religioso e espiritual.
Fica a dica para o governo municipal!
“Preservar a natureza é a chave para manter o equilíbrio ambiental.”
Comentários