Parque Linear no Bairro Prado recebe manutenção

O Parque Linear representa um trabalho de preservação ambiental marcado pela recuperação da mata ciliar

Em 2011 a cidade recebeu da empresa Kinross em parceria com a Prefeitura Municipal, um importante espaço para o lazer, a prática de esportes e a cidadania. Que é o Parque Linear – Praça Luiz Martins Siqueira – Bairro Prado, linear por ter sido construído ao longo de um curso d’água e possuem 15 mil metros quadrados de área verde e quadras esportivas, pistas de corrida e ciclismo, espaços de convívio e brinquedos para crianças. Um lugar muito agradável, que atualmente está recebendo manutenção da Prefeitura Municipal de Paracatu que vem trabalhando para sua melhoria.

O Parque Linear é um quintal para os moradores do entorno e todos aqueles que gostam do contato com a natureza. Na época da sua construção foram plantadas 18 mil mudas de árvores para formação da mata ciliar. Esse ambiente tem que receber manutenção adequada e sempre, pois além de trazer vida saudável, recebem visitas de pássaros que trazem alegrias para os frequentadores.

O Parque Linear dispõe ainda de conjuntos de mesas e bancos em concreto, e com a reforma que a prefeitura está fazendo tem o Parcão Municipal com brinquedos infantis para a criançada.

Parques Lineares

Os parques lineares, como o nome sugere, têm comprimento maior que a largura, formando uma “linha” de área verde. Eles são construídos paralelamente a cursos d’água, como rios e córregos, acompanhando seus trajetos.

Dessa maneira, configuram muito mais do que um espaço de lazer e convivência que deixa a cidade mais bonita e agradável, sendo também importantes para a preservação dessas áreas, chamadas pelos especialistas de “fundos de vale”.

O meio ambiente é público, portanto, também é seu. Cuide!

Em muitos casos, o Parque Linear surge para a população como único local de lazer, um espaço para práticas recreativas, esportivas ou de contemplação e contato com uma área verde ou participação em eventos culturais.

“A natureza é o único livro que oferece conteúdo valioso em todas as suas folhas.” Goethe

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados