Paracatu recebe Seminário de Economia da Cultura

 Paracatu recebe Seminário de Economia da Cultura

A cidade de Paracatu recebe a primeira etapa do I Seminário de Economia da Cultura.

A noite do primeiro dia do Seminário de Economia da Cultura de Paracatu, que ocorreu nesta quinta-feira, 05, no auditório da Maçonaria Nova Luz, reuniu autoridades, gestores, fazedores de cultura e a sociedade civil para discutir o papel da cultura como vetor estratégico no desenvolvimento social e econômico.

Abertura oficial

Nessa quinta-feira, 5, a Maçonaria Nova Luz Paracatuense foi palco de um momento importante para a cultura da cidade e região que deu início a programação do 1ª Seminário de Economia e Cultura de Paracatu. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Igor Santos, da Curadora, Christiane Santos, representante da Presidente da Guiastur, Helen Ulhoa, Presidente da Academia de Letras do Noroeste de Minas, Daniela Prado, Chefe substituto da Assessoria Especial Geral da Presidência da República, Murilo de Araújo Caldas, representante do Instituto Federal do Triângulo Mineiro-IFTM, Dr. Marcelo Ponciano da Silva, Gerente de Comunicação da Kinross, Luana Gomes, Promotora de Justiça, Dra. Mariana Leão Duarte e a Presidente da Câmara Municipal, Claudirene Rodrigues.

Programação

1ª Exposição

 A primeira palestra foi conduzida por Lala Deheinzelin, futurista e pioneira no setor da economia criativa como estratégia de desenvolvimento e sustentabilidade. Ela apresentou uma série de argumentos e propostas como solução para o desenvolvimento, destacando a cultura como o elemento que conecta todas as áreas, embora muitas vezes passe despercebida. “A cultura é a liga entre tudo e por isso não é vista”, enfatizou.

 

2ª Exposição

O segundo momento foi conduzido por Bernardo da Mata Machado fala sobre conceitos fundamentais de economia, politica e cultura. Ele que é historiador formado pela UFMG, com mestrado pela mesma universidade em Ciências Políticas (1985) e especialização em Gestão e Cooperação Cultural Ibero-americana pela Universidade de Barcelona.

Pesquisador da Fundação João Pinheiro, ele está à disposição do Ministério da Cultura (MinC) desde 2009, quando integrou uma equipe de consultores que redesenharam a proposta do Sistema Nacional de Cultura. Atualmente, ocupa a cargo de Secretário de Articulação Institucional do MinC.

Sua atuação é voltada para os seguintes temas: ciência política, com ênfase em políticas públicas, história, economia, direitos culturais e sociedade.

3ª exposição

A terceira etapa com José Junior, Diretor de Economia Criativa, da SECULT/MG e pesquisador, os diversos mercados da Cultura, os artistas e o meio ambiente. Mestre em Comunicação Social: Interações Midiáticas (PUC Minas 2016), Especialista em Novas Tecnologias em Comunicação (UNI-BH, 1997); Pesquisador do Observatório da Diversidade Cultural (UEMG); Consultor UNESCO para o Ministério da Cultura na implantação do Sistema Nacional de Cultura em MG (2012-2013); Consultor no Brasil da Agenda 21/agenda 2030; Diretor não-remunerado de apoio ao trabalhador associado do SATED Minas; Conteudista do curso de formação de conselheiros de patrimônio e políticas culturais em Minas Gerais (UEMG/UTRAMIG, 2016). Atuou como gerente de colegiados da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte (2016-2019), Diretor de Museus da Fundação Municipal de Cultura (2015-2016) e como Coordenador de Projeto Culturais do Departamento Regional do Sesc em Minas Gerais (2012-2015). Pesquisa os seguintes temas: Diversidade Cultural, Gestão Pública de Cultura, Instâncias de participação social, Financiamento da Cultura, Marcos regulatórios em Arte e Cultura.

Momentos importantes de exposições que levaram o público a refletir como a cultura pode implicar nos segmentos sociais. E como a cultura pode contribuir para um modelo de desenvolvimento mais sustentável e competente, gerando ocupação e de renda.

 

Organização

 

O I Seminário de Economia da Cultura é promovido pela Guiastur –  Associação de Guias de Turismo do Noroeste de Minas (Guiastur) e pela Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM), o Seminário conta com o patrocínio da Kinross Paracatu, por meio do Programa Integrar, e o apoio do Sebrae Minas.

Serviço:

O quê: Seminário de Economia da Cultura

Onde: Sede da Maçonaria Nova Luz Paracatuense

Quando:  05, 06 e 07 de dezembro de 2024

Galeria de fotos:

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados