Paracatu recebe o Fórum Intergovernamental de Gestores Municipais de Promoção de Igualdade Racial do Estado de Minas Gerais
O Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial – FIPIR, é uma iniciativa pioneira da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo federal e da Fundação Friedrich Ebert e visa à promoção de uma ação continuada no combate às desigualdades raciais a partir das três esferas de governo (federal, estadual e municipal).
Fórum
Paracatu sedia a 5ª edição do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, promovida pela Prefeitura Municipal de Paracatu, através da Secretaria M. de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial-FIPIR.
Neste primeiro dia a abertura do Fórum que tem como objetivo a redução das desigualdades raciais no Brasil, com ênfase na população negra, mediante a realização de ações executáveis a longo, médio e curtos prazos, com reconhecimento das demandas mais imediatas, bem como das áreas de atuação prioritária.
A reunião integra o Fórum Intergovernamental de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial de Minas Gerais- FIPIR/MG. A programação contará com momentos de análise de conjuntura atual da aplicação dessa política e possíveis avanços, além de diálogos para o fortalecimento dos conselhos municipais.
Reuniões
O FIPIR, está realizando reuniões itinerantes, a cada dois meses, pelo Estado de Minas, começando pelas cidades que necessitam de apoio, para implementação dos órgãos de promoção de igualdade.
Decreto
O Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial – PLANAPIR foi criado por meio do Decreto nº 6.872/2007, em atendimento a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, instituída no dia 20 de novembro de 2003, por meio do decreto nº 4.886/2003.
Presenças
“A bondade nada sabe de cores, credos ou raças. Todas as pessoas nascem iguais”.
Na parte da manhã a reunião contou com a presença do Prefeito Igor Santos. Presidente da Câmara Municipal a vereadora Claudirene Rodrigues, Promotora de Justiça, Dra. Mariana Leão, Secretário M. De Cultura e Turismo, Igor Diniz, Presidente do COMPIR, Rose Bispo, Diretora da Fundação Casa de Cultura, Juliene Almeida, Diretor Estadual de Políticas para Igualdade Racial e Povos Tradicionais e Presidente do COMPIR do Estado de Minas Gerais, Clever Machado e a Presidente do FIPIR Minas Gerais, Makota Quisândêmbu.
“Avanços nos indicadores socioeconômicos da população negra atestam o impacto positivo das políticas universais. Ao mesmo tempo, os dados mostram a necessidade urgente de ações afirmativas de caráter amplo na busca por igualdade racial no Brasil. Segundo Douglas Belchior ( membro da Coordenação Geral da União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora
(Uneafro Brasil)), “O jovem negro tem, hoje, oportunidades que seus pais não tiveram, mas isso não significa que elas sejam iguais”.”
Comentários