Paracatu lança a 1ª Campanha de Logística Reversa do Noroeste de Minas
Foi realizado nesta manhã de terça-feira (28), o lançamento da campanha “Destine Já, Noroeste!”, uma parceira entre a Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (Amnor), Associação de Proteção Ambiental do Noroeste de Minas (Apanor) e Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Meio Ambiente, a reunião de lançamento aconteceu na sede da Fundação Casa de Cultura.
A campanha tem como slogan “resíduo destinado, noroeste renovado”, o engenheiro agrônomo o Senhor Laercio Caixeta falou da importância da implantação desse projeto, Ivonete Antunes superintendente administrativa da AMNOR, Diretor do departamento de limpeza Geisel, o secretário de Meio Ambiente Denis Santiago, o anfitrião da Casa Igor Faria, todos usaram o microfone para falar sobre esta importante campanha.
Esta campanha tem como objetivo promover a destinação correta de resíduos de logística reversa como: pneus, vidros, isopor, lâmpadas, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, resíduos agropecuários e óleos e graxas.
A logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado.
Com base principalmente na Política Nacional de Resíduos Sólidos ou Lei Federal 12.305/10. Esse lançamento faz parte do mês em que se comemora o Dia Nacional da Educação Ambiental e o Dia Mundial do Meio Ambiente, são datas importantes para falar sobre o lançamento da campanha.
O lançamento da campanha contou ainda com a presença do vice-prefeito Gabriel Ferrão, Ádria Coelho técnica em meio ambiente da AMNOR representantes da empresa Eco Cerrado, IEF, Coopercicla, representante da Superintendência Regional, e outros parceiros que serão importantes na divulgação e orientação para comerciantes, fabricantes, produtores rurais, geradores, distribuidores, lojistas, escolas, comunidades e assentamentos rurais, que são os principais alvos da campanha, por terem responsabilidade central no processo de logística reversa de resíduos específicos.
Esse tipo de resíduo, – que não é aproveitado pelas associações de catadores (não tem valor de venda) e não pode ser encaminhado para aterros (controlados, descontrolados ou sanitários), nem abandonado na natureza -, deve ser devolvido à indústria. Para isso, é importante que os geradores de resíduos de logística reversa, bem como toda a população de Paracatu os municípios do Noroeste.
As iniciativas relacionadas à logística reversa têm trazido consideráveis retornos para as empresas. Economias com a utilização de embalagens retornáveis ou com o reaproveitamento de materiais para produção têm trazem benefícios que estimulam novas iniciativas.
Um momento importante, onde todos podem e devem fazer a sua parte, precisamos urgentemente colaborar com o meio ambiente.
Comentários