Paracatu faz homenagem aos mestres e mestras da cultura pela Lei Paulo Gustavo
A noite de ontem (17), foi de celebração, fruto do compromisso com a valorização da cultura e das pessoas que dedicam suas vidas a preservar, criar e compartilhar as tradições, memórias e histórias.
Um momento de reconhecimento e homenagem a cada mestra, mestre, artistas de Paracatu, que com seu talento, dedicação e sabedoria, transformam o cotidiano da cidade e dão vida à essência do povo. Pessoas que representam as raízes culturais da cidade, são guardiões de saberes ancestrais que conectam com a riqueza da diversidade.
O evento só possível através da lei complementar n° 195/2022- Lei Paulo Gustavo, um marco no fortalecimento da cultura em todo país permitindo a criação do edital de premiação aqui em Paracatu. Por meio da Lei, que foram afirmamos que as culturas populares e manifestações artísticas não apenas merecem visibilidade, mas também reconhecimento e apoio. Afinal, é nelas que reside a essência do território.
Ao entregar os certificados nesta noite, celebra não apenas a trajetória de cada um dos mestres e mestras, mas também reafirmando o compromisso em manter viva a arte que brota da alma paracatuense. Cada canto, cada dança, cada verso, cada obra carrega histórias que, ao longo do tempo, se transformam em patrimônios vivos da cidade.
Todos os mestres, mestras e artistas são exemplos de resistência, inspiração e criatividade. Suas trajetórias nos ensinam que a cultura é um ato de pertencimento, uma ponte entre o passado e o futuro. É por meio de suas mãos, vozes e ações que a cidade se reinventa e perpetua sua identidade única.
Este certificado é como um símbolo, respeito e reconhecimento. O certificado é um gesto de gratidão diante da grandiosidade das contribuições que todos os 100 homenageados prestam para a cidade, estado e país. Continuem nesta trajetória de criar, inspirar e transformar vidas.
Um momento importante para ser lembrado, um marco do compromisso coletivo com a preservação e a valorização das culturas populares e das artes produzidas em nossa região. Parabéns a todos os guardiões da Cultura paracatuense!
Homenagem ao senhor Ildeu Novaes Pinto que em março completa 100 anos!
Aos 99 anos, Ildeu Novaes Pinto, “homem do sino” apelido que recebeu em sua trajetória de tocar o sino nos finais de semana. É ele o responsável por tocar os sinos das igrejasMatriz de Santo Antônio e de Nossa Senhora do Rosário.
Galeira de fotos:
Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.
“A cultura está acima da diferença da condição social.”
Confúcio foi um dos filósofos mais importantes da história da China e seus ensinamentos continuam sendo referência até hoje. Nessa citação, ele destaca que a cultura transcende as diferenças sociais e pode ser um elemento de união e igualdade entre as pessoas.
Comentários