Paracatu está em festa literária com a 2ª edição do Fliparacatu

 Paracatu está em festa literária com a 2ª edição do Fliparacatu

O segundo dia da 2ª edição do Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu, nesta quinta-feira, 29 de agosto, recebeu escritores nacionais, internacionais, locais e infantojuvenis. A programação contou com palestras, oficinas e desempenho musical.

A noite o Auditório Afonso Arinos recebeu nomes de destaque nacional e internacional como: José-Manuel Diogo, Flávia Helena, Pierre Ruprecht, Teresa Cárdenas, Marcia Tiburi, Matheus Leitão, Juliana Monteiro, Ruth Manus, Jamil Chade, Roberto Parmeggiani, Trudruá Dorrico, Tom Farias, Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior e Sérgio Abranches.

Estas rodas de conversas abre um leque extraordinário para assuntos importantes da atualidade, ainda mais com esse tema “Amor, Literatura e Diversidade”, tão necessário para o momento.

O 2.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – acontece entre os dias 28 de agosto e 1.º de setembro, com o tema “Amor, Literatura e Diversidade”, com entrada gratuita para todas as atividades. O Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Paracatu, da Academia Paracatuense de Letras e Fundação Casa de Cultura.

O escritor Tino Freitas sobe ao palco do Auditório Afonso Arinos para alegrar crianças de todas as idades com a palestra lúdica “Palavra também é brinquedo”. O evento espera uma grande adesão do público infantojuvenil, assim como a presença de turmas escolares.

Itamar Vieira Júnior na Casa Kinrros

O segundo dia do Fliparacatu contou com uma palestra do escritor Itamar Vieira Junior, autor dos sucessos de venda “Torto Arado” e “Salvar o Fogo”, dedicada ao público infantojuvenil.

Sessões de autógrafos após a realização das rodas de conversas.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em razão do patrocínio, via Lei Rouanet, da Kinross Paracatu, que apresenta o evento desde o seu início.

Café colonial de encerramento do projeto Bordadeiras – O Sertão de Afonso Arinos Academia de Letras do Noroeste de Minas

A influência de Afonso Arinos na literatura regional e na formação da identidade local, com Tarzan Leão, Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo e Daniela Prado

Paracatu em Serenata

Programação de sexta-feira, 30 de agosto – nacional e internacional

Dando início à programação voltada para o público adulto, Afonso Borges, Carlos Starling e Bianca Santana se unem na Casa Kinross, às 15h. De volta ao Auditório Afonso Arinos, Monica Sifuentes, Eliane Marques e Jamil Chade se encontram às 16h. Logo em seguida, às 17h, é a vez de Ruth Manus, Lívia Sant’Anna Vaz e Zeca Camargo subirem ao palco. Emanuele Arioli, Bianca Santana e Paulo Lins se reúnem às 18h, e Joca Reiners Terron, Trudruá Dorrico e Tom Farias, às 19h. Joana Silva, Myriam Scotti e Sérgio Abranches se encontram às 20h, antecedendo uma fala de Jéferson Assumção, diretor do Ministério da Cultura, às 21h. Logo após, às 21h15, Igiaba Scego, Geni Núñez e Jamil Chade encerram a programação do dia 30 de agosto, sexta-feira, voltada para o público adulto.

A Academia de Letras do Noroeste de Minas recebe escritores e leitores ao longo do dia. Logo de manhã, às 9h, será realizada a entrega do 1.º Prêmio Literário Afonso Arinos, em comemoração do aniversário de 3 anos da Fundação de Arte de Ouro Preto – Faop. O evento é promovido pela ALNM com o Fliparacatu e a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Educação e Tecnologia, Biblioteca Municipal, Fundação Casa de Cultura de Paracatu e Fundação de Arte Ouro Preto. A premiação, em dinheiro, é voltada para jovens escritores com idade mínima de 9 anos, matriculados na rede de ensino paracatuense. O tema da edição de estreia é o “ser” e o “sertão” mineiros, com olhares voltados para as tradições, as lendas, os costumes e as vivências do sertão registrados na obra de Afonso Arinos.

Em seguida, às 10h, Marcos Sílvio Pinheiro e Helen Ulhôa Pimentel conversam sobre o papel da oralidade na compreensão da literatura sertaneja. Alessandra Machado Pereira Dias, Carol Campos de Carvalho e Daniela Prado, presidente da ALNM, abordam as influências estrangeiras de Afonso Arinos, antevendo a identidade nacional brasileira, às 15h, finalizando as atividades da programação local da sexta-feira.

Na Praça da Economia Criativa, onde é possível conferir os empreendimentos dos paracatuense, também está localizado o Coreto, que recebe, às 20h, a Batalha da Galeria, que promoverá uma batalha de rimas cultural.

Todas as atividades do 2.º Fliparacatu são gratuitas. Para mais informações sobre o Festival, acesse o site: fliparacatu.com.br.

Serviço:

2.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 28 de agosto a 1.º de setembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu
Entrada gratuita

fotos:

 

A galera de Araxá com chopp artesanal de BH

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados