Operação da Receita Federal mira comércio ilegal de pneus
A ação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil e está sendo realizada nas cidades de Araguari e de Uberlândia.
No segundo dia de operações na região, desta vez o foco da equipe de repressão ao contrabando e ao descaminho da Receita Federal é o comércio ilegal de pneus. A ação ocorreu no dia 30/11/2022, em borracharias das cidades de Araguari e de Uberlândia, e conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil.
Os alvos da operação foram selecionados pelo trabalho de inteligência da Receita Federal, que apontou evidências de que os produtos comercializados foram importados ilegalmente.
O esquema funcionava da seguinte forma: carretas com placas do Paraguai ingressavam no país com pneus novos, carregando cargas lícitas, normalmente grãos. Após a carga ser descarregada no destino, as carretas se dirigiam para borracharias da região, que faziam a troca dos pneus novos por pneus usados, para assim esses veículos poderem retornar ao país de origem. Por fim, os pneus contrabandeados eram vendidos em estabelecimentos não autorizados na região.
O comércio ilegal de pneus, além de prejudicar as empresas que atuam regularmente no setor, pode trazer risco para o consumidor, pois o produto não passa por controle de qualidade e não é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Ao final do processo administrativo, os envolvidos, além do perdimento dos produtos apreendidos, serão multados e também alvo de representação fiscal para fins penais. Com isso, poderão também responder criminalmente pelos seus atos.
Assessoria de Comunicação da DRF/Uberlândia/MG
Comentários