ONU discute soluções para erradicar a pobreza em tempos de crises múltiplas
Boas práticas da LBV foram compiladas em relatório e compartilhadas com as Nações Unidas, que o disponibilizou às delegações internacionais de seus países-membros.
“Reforçar a Agenda 2030 e erradicar a pobreza em tempos de crises múltiplas: a entrega efetiva de soluções sustentáveis, resilientes e inovadoras” é o tema central do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, a ser promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), de 8 a 18 de julho de 2024, em Nova York, EUA.
A Legião da Boa Vontade (LBV), mais uma vez, compartilha suas recomendações por meio de um relatório dirigido às Nações Unidas, disponibilizado às delegações internacionais de seus países-membros.
No documento, a LBV enfatiza que tem trabalhado fortemente para desenvolver e implantar soluções sustentáveis, resilientes e inovadoras a fim de erradicar a pobreza, uma das mais graves mazelas que ainda persistem em existir nas comunidades de todo o mundo. Seu relatório contém ampla pesquisa, fruto da experiência de mais de sete décadas de trabalho socioeducacional da Instituição e do resultado dos seus esforços de mobilização social, para o enfrentamento dessas desigualdades com âmbito na proteção social e na educação básica.
Em sua declaração, a LBV também reafirma seu decidido compromisso em unir forças pela erradicação da pobreza, alinhando-se à agenda internacional de desenvolvimento sustentável, também conhecida como Agenda 2030, e agradece a oportunidade de contribuir com o relevante papel deste Segmento de Alto Nível do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.
“O mundo pede Paz”
Algumas dessas boas práticas estão disponíveis na revista BOA VONTADE (https://www.revistaboavontade.com.br/books/bvet/#p=1), e um dos destaques dessa publicação é a mensagem fraterna do presidente da LBV, José de Paiva Netto, que, em seu artigo “O mundo pede Paz”, afirma: “Nosso labor é sempre chegar ao coração generoso do povo. É hora da conciliação que promova justiça social aos desfavorecidos do mundo, o que apenas poderá ocorrer quando governados e governantes alcançarem o real significado da luminosa mensagem do ‘Amai-vos’. Apenas o seu forte recado de Esperança é capaz de conter a ameaça de um conflito de proporções globais”.
LBV NA ONU
Em virtude da ampla abrangência de seus programas, serviços e ações e da excelência no trabalho realizado, a Legião da Boa Vontade mantém relação consultiva com a Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1994, por intermédio do Departamento de Comunicação Global (DCG) desse organismo internacional e, desde 1999, com o Conselho Econômico e Social (Ecosoc) das Nações Unidas, no qual a Instituição possui status consultivo geral, grau máximo de reconhecimento que uma entidade da sociedade civil pode alcançar nesse importante órgão.
Azeli Rita de Sá
Assessoria de Marketing e Comunicação| Belo Horizonte/MG
Legião da Boa Vontade | www.lbv.org
Comentários