Oito startups irão representar Minas Gerais na final do programa Capital Empreendedor

 Oito startups irão representar Minas Gerais na final do programa Capital Empreendedor

 

Minas Gerais está entre os três estados com o maior número de startups finalistas no programa

Oito startups irão representar Minas Gerais na etapa final do programa Capital Empreendedor, que acontece nos dias 26 e 27 de novembro, em São Paulo. Na sétima edição do programa, o estado teve cerca de 100 startups inscritas, ficando entre os estados com o maior número de inscrições para o programa no Brasil. Além disso, Minas figura ainda entre os três estados com o maior número de startups finalistas, ao lado de Santa Catarina e Paraná.

O programa teve início em maio deste ano, com a participação de 30 startups mineiras selecionadas. O objetivo do programa é orientar e capacitar as empresas para captarem investimentos, por meio de workshops e mentorias, em encontros individuais e coletivos. Ao todo, foram seis meses e mais de 800 horas de capacitações, em temas como Valuation, Governança e Jurídico, Máquina de Vendas, Comportamento Empreendedor, Pitch e Acesso a Investimento.

Na etapa final do programa, foram selecionadas oito startups mineiras para o Circuito de Investimentos, em São Paulo. São elas: Coodesh (Belo Horizonte), Scribo.dev (Belo Horizonte), Ekonavi (Belo Horizonte), Cerlev (Ouro Preto), Ecolife (Munhuaçu), WantU Educação (Patos de Minas), Saúde Prevent (Poços de Caldas) e Chippix (Santa Rita do Sapucaí). O Circuito irá reunir as 100 melhores startups de todo o Brasil, que terão a oportunidade de apresentar seus modelos de negócios e tentar captar recursos junto aos principais investidores do país.

O analista do Sebrae Minas, Fabiano Alves, ressalta o desempenho expressivo das startups mineiras no programa e a força do ecossistema de inovação de Minas Gerais. “O destaque do estado no programa reflete a qualidade e o potencial competitivo das startups mineiras. Esse resultado é fruto do comprometimento dos empreendedores e da maturidade das startups no estado, que vêm se preparando cada vez melhor para atender às demandas de um mercado dinâmico e em constante evolução”, ressaltou.

Ele destaca ainda que o Circuito de Investimentos, em São Paulo, será uma oportunidade estratégica para que os finalistas apresentem seus projetos para grandes investidores e especialistas do setor. “Espera-se que o evento final proporcione, além de palestras com importantes conteúdos, um ambiente dinâmico para networking, facilitando a formação de novas parcerias e potenciais rodadas de investimento.”

Resultados

Gabriel Ferreira é co-fundador e CEO da Coodeshstartup de Belo Horizonte que visa facilitar o processo de recrutamento e desenvolvimento de talentos em tecnologia. Ele ressalta que a participação no programa foi fundamental para expandir a visão estratégica e alcançar novos voos no mercado. “Tivemos insights essenciais sobre estruturação de roadmap com foco no cliente, aprimoramento das estratégias de vendas e marketing, e desenvolvimento de parcerias estratégicas para fortalecer nossa posição no mercado”, conta. “Nossa expectativa para o evento final é não apenas atrair investidores e parceiros estratégicos que compartilhem nossa visão, mas também conectar com empresas que buscam soluções de ponta para avaliações de talentos”, completa.

De Munhuaçu, a startup Ecolife, especializada em logística, soluções para tratamento e armazenamento de resíduos, também está entre as oito finalistas do programa. O fundador e CEO, Juber Pereira, ressalta como o programa foi importante para impulsionar o negócio. “Percorremos uma trilha de conhecimento passando por todas as áreas relevantes de um negócio como gestão, estratégia, marketing e vendas, liderança e jurídica, trazendo à tona nossas dores e encontrando boas soluções para nosso negócio. Foram meses de muita dedicação e aprendizado, permitindo a evolução e grandes passos para aprimorar o negócio e buscar novos parceiros”, destaca.

Capital Empreendedor

Realizado desde 2018, o Capital Empreendedor conta com workshops, mentorias e oficinas de pitch, permitindo aos participantes aprimorarem seus modelos de negócios, ampliarem o networking e entenderem a dinâmica e os modelos de investimentos. Na última etapa, na capital paulista, as startups se apresentam para investidores de todo o país em vários estágios: Investidores Anjo, Aceleradoras, Plataformas de Crowdfunding de Investimentos e Fundos de Investimento.

Até o momento, o volume de investimentos por meio do programa já alcançou em torno de R$ 326 milhões, com 263 startups investidas em todo o país. No total, mais de 1,5 mil empresas, em diversos estágios de maturidade, receberam capacitações direcionadas para obter recursos para impulsionar seus negócios.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados