NÃO DÊ MOLE PARA DENGUE NO CARNAVAL

Vamos cair na folia, mas não podemos esquecer a dengue, afinal há transmissão pelo mosquito Aedes aegypti em nossa cidade e precisamos continuar tomando todos os cuidados necessários. A prevenção é a melhor opção para não contrair doenças como a dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo inseto. Tais doenças necessitam de cuidados médicos e tratamento hospitalar. Cuide-se, evite água parada em sua residência!
Nessa época do ano em que chove com frequência e faz bastante calor aumenta o número de criadouros do inseto, porque a fêmea encontra muitos locais com água parada, condição adequada para ela depositar seus ovos.
Os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti são simples e rápidos. Em Paracatu os focos estão concentrados nas residências e também em lotes vagos. Por isso, que tal aproveitar o tempo em casa por causa do feriado e depois a quarentena para limpar o seu quintal? Dar aquele toque no seu vizinho para fazer o mesmo. Conforme a Funasa, os agentes de endemia continuam com as visitas e os trabalhos diário, de janeiro a janeiro.
Para quem vai passar o carnaval fora de casa, à orientação é fazer uma vistoria antes de sair, não deixando nenhum material que possa acumular água. E não se esqueça de levar repelente para sua proteção.
Pode cair na folia, mas jogue lixo na lixeira, pois simples tampinhas, garrafas, sacolas e outros objetos podem acumular água e se tornarem ambientes favoráveis à reprodução do mosquito. E para você que não vai viajar, que tal aproveitar o feriado prolongado para checar seu quintal e terreno e certificar-se de que nesses locais não há nenhum objeto ou material que acumule água, com potencial para transformar-se em criadouro do Aedes aegypti. Afinal, é a saúde de todos que está em jogo!
Boeltim SISMODE
Comentários