Máscara descartada nas ruas pode trazer riscos para a população de Paracatu

Atire a primeira pedra quem nunca viu uma máscara descartável jogada na rua

 

Em época de pandemia o uso de máscara é obrigatório em lugares públicos  e em locais de convívio coletivo. A máscara se tornou um assessório necessário no dia a dia das pessoas.

Ao fazer caminhadas matinais deparamos com o descarte de máscaras nas ruas, assim percebemos que a função de evitar a propagação do  coronavírus pode ser ineficaz se as máscaras não forem descartadas da forma correta.

No canteiro da Avenida Olegário Maciel, em várias ruas no centro da cidade está sendo “normal” encontrar máscaras jogadas no chão, sem nenhum cuidado. Isso com certeza podem trazer riscos para a saúde da comunidade e principalmente dos nossos garis, que recolhem o lixo no decorrer da semana e estão na linha de frente da limpeza da cidade. Gostaríamos de alertar a população, pois mesmo com todos os cuidados, o perigo de se contaminar é maior com os itens espalhados ao ar livre, já que as máscaras podem estar infectadas.

 

 

As máscaras descartáveis devem ser colocadas em saco plástico e descartas na lixeira e nunca com material reciclável, pois a máscara pode estar com o vírus da gripe ou do coronavirus.

Nunca jogue fora máscaras no chão ou na rua para não ocorrer possíveis contaminações nem prejudicar o meio ambiente. Se estiver na rua, descarte a máscara no lixo de um banheiro ou deixe para jogar na lixeira comum ao chegar em casa.

“Com milhares de máscaras descartadas diariamente em todo o país, o lixo produzido para se proteger da Covid-19 já mostra seu impacto no meio ambiente. Segundo o Instituto Akatu, ONG voltada para o consumo consciente, desde o início da pandemia, já foram mais de 12 bilhões de máscaras jogadas fora. Com uma média de decomposição que pode chegar a até 500 anos, dependendo do material, além dos impactos ambientais, o descarte incorreto pode proliferar o vírus.  ”

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados