Lixo é problema do executivo e da sociedade, todos são responsáveis
Infelizmente, a coleta de lixo em Paracatu está sendo alvo de críticas, na grande maioria dos casos pela falta de educação da população e pela prestação dos serviços públicos de limpeza.
A questão do lixo é um dos mais graves problemas ambientais do planeta, na atualidade. Na nossa cidade, especialmente, é o lixo espalhado por todos os cantos, resultado de uma sociedade que consome mais a cada dia e não se preocupa com o descarte correto de resíduos.
Esse processo decorre da acumulação dos dejetos que nem sempre possuem um lugar e um tratamento adequado. Isso tende a aumentar, uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, e o consumo significa aumento de lixo.
“Para Marco Lambertini, diretor-geral do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o planeta suporta cada vez menos o modelo atual de padrão de vida. “As pessoas têm plantas em seu apartamento, mimam seus cachorros, suprindo seu desejo de natureza de forma artificial e esquecendo-se do que ocorre com a verdadeira natureza, ali fora. É difícil, mas precisamos passar por uma revolução cultural que valorize verdadeiramente a natureza, que lhe dê, no sentido próprio, um valor”, disse à Agence France Press (AFP).”
“Estimativa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial de Davos indica que, até 2050, os oceanos terão mais pedaços de plástico do que peixes, se o descarte desse material continuar no ritmo atual. Hoje, a humanidade compra um milhão de garrafas pet a cada minuto e todos os anos utiliza cerca de 500 bilhões de sacolas plásticas descartáveis.”
“A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumimos produzem impactos. Há aproximadamente 40 anos a quantidade de lixo gerada era muito inferior à atual, hoje a população aumentou, a globalização se encontra em um estágio avançado, além disso, as inovações tecnológicas no segmento dos meios de comunicação (rádio, televisão, internet, celular etc.) facilitaram a dispersão de mercadorias em nível mundial.
Antes do processo da Primeira Revolução Industrial o lixo produzido nas residências era composto basicamente de matéria orgânica, dessa forma era fácil eliminá-los, bastava enterrar, além disso, as cidades eram menores e o número da população restrita.”
Este texto tem como finalidade abordar a responsabilidade que se tem sobre o lixo produzido, bem como demonstrar a necessidade de uma maior consciência ambiental diante do desenvolvimento social.
Comentários