Lançamento da Cartilha “Cinema e teatro em Paracatu”

Noite de grandes emoções, histórias e lembranças de uma época marcante para a cidade de Paracatu.

“O cinema é um modo divino de contar a vida.” Federico Fellini

A Associação Amigos da Cultura de Paracatu em parceria cultural com a Câmara Municipal de Paracatu e que também contou com o apoio cultural da Prefeitura Municipal, através da Fundação Casa de Cultura lançou na noite de ontem (23/07) a primeira Cartilha “Teatro e Cinema em Paracatu”. A cartilha é de autoria da Presidente da Associação Amigos da Cultura Maria das Graças Caetano Jales, a indigenista Rosângela Gonçalves de Carvalho e a professora Maria do Socorro de Melo Martins Bonato que é pós-graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto.

“O cinema é uma arte coletiva, o resultado final depende de todos que estão envolvidos no processo.” Jô Marçal

 

O evento contou com a presença de um publico seleto pessoas que amam o cinema o teatro, presidente da Câmara Manoel Alves, da promotora de justiça Mariana Duarte Leão, do Secretário M. de Cultura e Turismo Igor Diniz, do presidente da Fundação Casa de Cultura Igor Faria, da presidente da Academia de Letras do Noroeste de Minas professora Dra. Daniela de Faria Prado, a palestrante Maria do Rosário Caetano, que é jornalista e pesquisadora.

“O teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia.” Jean Barrault

Palestrante

Maria do Rosário Caetano, formou-se em Comunicação (jornalismo) e em Letras (Língua e Literatura portuguesa) pela UNB (Universidade de Brasília) – de exercício jornalista trabalhou no Jornal de Brasília, Correio Braziliense, TV Globo/Brasília, Estadão e diversos jornais alternativos. Atualmente, integra a equipe da Revista de Cinema (Editora Única) e colaboradora com jornal “Brasil de Fato”.

Maria do Rosário falou de trajetória jornalística, sobre a sua história com Paracatu, de momentos marcantes como as filmagens do filme “A Terceira Margem do Rio”, longa- metragem de Nelson Pereira dos Santos e muitas lembranças de um passado muito importante para história do cinema em Paracatu.

Moção de regozijo para a Associação Amigos da Cultura

Instituída pela Resolução nº 61 4 de 23 de abril de 2014, a moção de regozijo é entregue exclusivamente para homenageado que atue ou tenha atuado e, comprovadamente, contribuiu para o desenvolvimento local ou para a melhoria da qualidade de vida do cidadão paracatuense.

Proposta pelo Vereador Manoel Alves presidente da casa Legislativa, foi aprovada pela Unanimidade dos Parlamentares, a Câmara Municipal de Paracatu entregou na noite a Moção de Regozijo à Associação Amigos da Cultura de Paracatu.

A volta do Cine Teatro Santo Antônio

Cine e Teatro Santo Antônio no seu aconchego serviu aos paracatuenses e visitantes durante 15 anos e era o único do Noroeste de Minas. Foi palco para várias peças teatrais, recreação para alunos das escolas municipais que iam assistir filmes, um projeto importante da Prefeitura na época.

Graça Jales entrega flores à Promotora Doutora Mariana Duarte Leão, grande parceira, apoiadora e incentivadora da AACP.

Rosângela Gonçalves entrega flores à Maria do Rosário Caetano.

Sobre a Associação Amigos da Cultura

Fundada em 20 de março de 1996, como sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, sem vinculação político-partidária, a Associação Amigos da Cultura Paracatu não possui distinção de credo, raça, classe, gênero ou orientação sexual.

Nos termos de seu estatuto a poderá, por si ou em cooperação com terceiros: organizar serviços de documentação e informação; realizar, promover, publicar e divulgar livros, revistas, vídeos, filmes e materiais diversos, em exposições, eventos, seminários, festividades culturais, programas de radiodifusão. Enfim, todas as demais ações necessárias para promover a Cultura de Paracatu.

Dentre os inúmeros e relevantes trabalhos da Associação destacou a atuação no projeto de restauração da Igreja de São Sebastião do Pouso Alegre, na zona rural de Paracatu, a Parceira na restauração do Museu Histórico de Paracatu e a Exposição de arte sacra de escultores e pintores de Paracatuenses no espaço Zumbi dos Palmares na Câmara dos Deputados de Brasília.

Apagam-se as luzes – Vídeo com fala da Help é exibido 

foto abaixo o filme ET

Ruth Brochado Ferreira, faz leitura de um pequeno trecho da Cartilha.

A banda

Apresentação de Enos e Joab

Se fôssemos relatar o quanto foi maravilhosa a noite de ontem a matéria ficaria maior que a cartilha, mas as fotos mostram a beleza e a significância deste evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados