Kinross e SENAI promovem capacitação para mulheres em Programa de Aprendizagem Industrial
A Kinross Brasil Mineração está com inscrições abertas até o dia 26 de julho para o processo seletivo do Programa de Aprendizagem Industrial, em parceria com o SENAI, em Paracatu. Este ano, a novidade é que o curso será totalmente voltado para o público feminino. Serão oferecidas 25 vagas para mulheres entre 17 e 23 anos que concluíram ou estão cursando o último ano do ensino médio. As aulas terão um ano de duração e começarão em 01 de setembro no próprio SENAI. A qualificação será em “Processo de Produção Industrial”.
O objetivo do curso é capacitar mulheres para o mercado de trabalho, especialmente na área de indústria, além de contribuir para o desenvolvimento de cidadãs capacitadas, com autonomia, senso crítico e valores éticos.
A iniciativa vai ao encontro do compromisso com o Programa de Diversidade e Inclusão da mineradora, que prevê, entre outras questões, o respeito à igualdade de gênero. Há mais de um ano, a Kinross assinou a carta de adesão da Women in Mining Brasil (WIN), movimento que visa a ampliação e o fortalecimento da participação feminina na indústria mineral brasileira. O documento propõe um plano de ação para a maior inclusão de mulheres no setor.
Os objetivos da Kinross estão em sintonia com a carta da WIM, que entre suas premissas, visa atrair mulheres para o setor da mineração, mantê-las, capitalizar seus pontos fortes, além de valorizar o empreendedorismo feminino na cadeia de fornecedores. De acordo com a política de diversidade e inclusão da empresa, é tempo de inovação e de promoção de uma nova cultura capaz de absorver mais mulheres para o mercado de trabalho.
A Kinross acredita que quanto mais mulheres participarem ativamente na construção de uma indústria inovadora, maiores serão os impactos positivos para a sociedade e o mercado de trabalho. Um exemplo disso é Ana Cunha, que atua na área mineral há muitos anos, e foi promovida a diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, na Kinross. Em 2020, Ana foi reconhecida como uma das mulheres mais inspiradoras da mineração no mundo, pela quarta edição do Womenin Mining UK.
Hoje as estatísticas apontam que a força feminina corresponde à metade da capacidade de trabalho do Brasil, ou seja, 52% da população. Para a Kinross, é hora de revisar conceitos de sustentabilidade, ampliá-los, preservar e valorizar as pessoas – conforme o seu valor Pessoas em primeiro lugar – e, com isso, construir um espaço maior de engajamento feminino na indústria da mineração.
Programa de Aprendizagem Industrial – Processo de Produção Industrial
Inscrições: até 26 de julho
Site: www.kinross.com.br
Comentários