Iniciativas selecionadas em prêmio da ALMG impulsionam agroflorestas
Propostas aliam produção de alimentos com preservação do meio ambiente, ação fundamental em contexto de mudanças climáticas.
Vincular a produção agrícola à proteção do meio ambiente. A diretriz que antigamente parecia contraditória tem se tornado uma prática hoje em dia. Com as agroflorestas, árvores e culturas dividem a mesma área, garantindo alimentos e contribuindo com a sustentabilidade.
Conforme especialistas, a iniciativa se faz ainda mais relevante no cenário de mudanças climáticas. Atualmente, Minas Gerais e o Brasil têm o desafio de recuperar florestas e outras áreas para responder aos compromissos climáticos estabelecidos e fazer a transição para uma economia de baixo carbono.
Para incentivar práticas que possam prevenir ou mitigar causas e consequências das mudanças climáticas no Estado, a Assembleia Legislativa de Minas Geais (ALMG) entregou o Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação – Crise Climática neste mês.
Dez propostas de soluções inovadoras nesse sentido foram selecionadas, em parceria com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). Entre elas, duas atuam na implantação de sistemas agroflorestais.
Comentários