Iniciativa sociocultural realiza pintura de grafite em escolas de Paracatu
Com workshop de artistas locais, alunos grafitaram muros de instituições contmpladas pelo Projeto “Cores do Amanhã” nos dias 15 e 16 de agosto
Cores do Amanhã com grafite dos alunos da E.E. Altina de Paula Guimarães.
Créditos: Mirella Tavares / Horizonte
Conectando arte, educação e responsabilidade social, o Projeto “Cores do Amanhã” realizou, nos dias 15 e 16 de agosto, a pintura de grafites em muros de duas escolas estaduais de Paracatu (MG). Os alunos da E.E. Altina de Paula Guimarães, no Vila Mariana, e da E.E. Doutor Virgílio de Melo Franco, no Centro, participaram de um workshop sobre os aspectos que envolvem o grafite com os artistas locais Isabella Albernaz e Thiago Soares, e tiveram contato com todo o material para experienciar essa manifestação artística.
O “Cores do Amanhã” é uma iniciativa cultural presente em 10 cidades do Brasil, que utiliza o grafite como meio de expressão para discutir a questão da cidadania. Na cidade de Paracatu (MG), professores da rede estadual de ensino participaram, em maio, de uma oficina sobre “Alimentação Saudável”, e incentivaram os alunos a refletirem em sala de aula, para criarem ilustrações que retratem a visão deles sobre a temática. O projeto envolveu 7 escolas do município, e contou com a participação de 750 alunos e 13 professores, resultando em um total de 49 desenhos inscritos.
Por meio de votação popular e da seleção de uma comissão julgadora, as duas escolas ganharam o Dia do Grafite, e tiveram seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras dos alunos Delvyn Henrique dos Santos Souza, da E.E. Altina de Paula Guimarães, e Pedro Henrique Aragão Dutra, da E.E. Doutor Virgílio de Melo Franco. Seguindo as instruções dos autores e a orientação de Isabella Albernaz e Thiago Soares, as realizações dos grafites contaram com a colaboração dos colegas de classe e professores, que também assinaram seus nomes na arte.
O aluno Pedro Henrique, de 14 anos, desenha desde os 10 anos de idade, e adora fazer animes. “Esse desenho já veio naturalmente na minha mente, pois pra mim é muito fácil desenhar, principalmente rostos. Quando a diretora anunciou que o meu desenho foi escolhido para ser pintado no muro, foi uma felicidade muito grande pra mim, ver o meu desenho ser grafitado e poder fazer parte do processo. Foi muito legal, e me inspirou a querer aprender mais sobre o grafite, e aprimorar as minhas técnicas de desenho”, afirma Pedro.
Alunos em frente à parede grafitada da E.E. Doutor Virgílio de Melo Franco. Créditos: Mirella Tavares / Horizonte
Os professores também estiveram engajados nas atividades, desde o desenvolvimento do projeto, passando pelo trabalho em sala de aula e a elaboração das ilustrações, até a projeção das artes nos muros das escolas.
Na E.E. Doutor Virgílio de Melo Franco, os professores Virgínia Teodoro da Silva, de Ciências, e Pablo Fernandes de Almeida, Geografia, trabalharam em conjunto para inspirar os alunos na criação das artes. “Nós participamos, fizemos o grafite no muro, e essa prática foi muito importante, pois despertou nos alunos o sentimento de amizade, e despertou na escola um sentimento de unidade. Espero ter novamente a oportunidade de desenvolver essa aula de grafite com os alunos. Nós somos muito gratos ao projeto Cores do Amanhã”, destaca o professor Pablo.
Para o casal de grafiteiros Isabella Albernaz e Thiago Soares, que representaram o Ateliê EquilibrArte e Galeria Art & Beer, a troca de experiência com os alunos foi muito valiosa, e Isabella agradece a iniciativa por transformar cidades, lugares e escolas por meio da arte: “A gente sempre costuma falar que o grafite tem esse poder, de transformar não só lugares, mas também a vida das pessoas. E ver os alunos ali, tão envolvidos, tão felizes em poder colocar a mão na massa junto com a gente, fazendo parte desse grafite, dando vida à sua própria arte, é uma sensação de gratidão imensa, o coração fica cheio de alegria de poder ter deixado a nossa marca e de ter dado vida nova à fachada dessas escolas. E sem contar a inspiração que trabalhos como esse trazem pra vida, principalmente dos alunos, de estimular o mergulho na literatura, na educação, na cidadania, nas artes.”
Arte e saúde
De acordo com dados do relatório público do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, de 2008 a 2021, a taxa de obesidade infantil no Brasil cresceu 70%. Tratar do tema em sala de aula, instruindo sobre as funções de cada nutriente no organismo e em quais alimentos estão presentes, auxilia na melhora de hábitos alimentares.
O projeto Cores do Amanhã em Paracatu tem o patrocínio da Bayer, parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Paracatu, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Ao final do projeto, um livro com o registro das ilustrações dos alunos e dos muros grafitados será produzido, com exemplares distribuídos gratuitamente para todas as escolas participantes.
Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas áreas de ciências da vida de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade em todo o mundo.
Sobre a Horizonte Educação e Comunicação
Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/
foto de destaque Jornal O Lábaro
Comentários