Iniciativa sociocultural promove acesso à cultura do grafite em dez cidades do Brasil
Cores do Amanhã e alunos da C.E. Prof. Nelson de Barros, em Salvador (BA), em frente ao grafite com o tema “Respeito às Diferenças”. (Créditos: Arivaldo Publio / Horizonte)
Entre os meses de abril e outubro, o Projeto Cores do Amanhã esteve presente em dez municípios de diferentes Estados do Brasil, levando os temas “Alimentação Saudável”, “Biodiversidade” e “Respeito às Diferenças” a alunos e professores de escolas públicas, alinhados ao uso do grafite como meio de expressão. Totalmente gratuito, o projeto cultural com interações educativas ofereceu oficinas sobre os assuntos aos professores, que incentivaram os alunos a criarem imagens que representassem seus pensamentos sobre a temática, e que puderam ser transformadas em pinturas de grafite em muros de 20 instituições de ensino pelo país.
Dividido em três etapas, o Cores do Amanhã teve início com oficinas ministradas a 172 professores de 154 escolas, que puderam adquirir mais conhecimento sobre uma das temáticas para desenvolver estudos com os alunos em sala de aula:
Incentivados pelos professores, os alunos se dedicaram à criação de ilustrações que retratassem o que aprenderam sobre os temas abordados. Docentes de diferentes disciplinas trabalharam em conjunto para difundir esse conhecimento, desde o desenvolvimento do projeto, passando pelo trabalho em sala de aula e a elaboração das ilustrações, até a projeção das artes nos muros das escolas. Com o engajamento de todos, foram mais de 900 desenhos inscritos no Projeto Cores do Amanhã.
Com o tema “Biodiversidade”, alunos transformaram o muro da escola E.E. Eng Francisco Prestes Maia, em São Bernardo do Campo (SP). (Créditos: Murilo Alves / Horizonte)
Após participarem de um workshop com grafiteiros locais, alunos e professores colocaram a mão na massa – ou nas tintas e sprays – para dar vida às ilustrações selecionadas. As paredes repletas de cores e sentimentos são o resultado desse trabalho em conjunto.
Em São José dos Campos (SP), a aluna Brenda Letícia Cardoso posa para a foto com sua arte vencedora,
inspirada no tem a “Alimentação Saudável”. (Créditos: Murilo Alves / Horizonte)Unindo arte, educação e responsabilidade social, o Projeto Cores do Amanhã propõe a reflexão das temáticas e garante o acesso à diferentes formas de arte e expressão, através da pintura coletiva de grafite nos muros das escolas públicas. “Além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem ainda dois importantes atributos: a liberdade criativa e o pertencimento. O primeiro com as ilustrações individuais, e o segundo com a experiência coletiva de grafitar o muro da sua própria instituição, um presente em forma de arte para a sua comunidade”, ressalta Allan de Amorim, coordenador de projetos da Horizonte Educação.
Ao final do projeto, um livro com o registro das ilustrações dos alunos e dos muros grafitados foi produzido, e mais de 2.600 exemplares estão sendo distribuídos gratuitamente em todas as escolas participantes.
Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Cores do Amanhã é uma realização da Horizonte Educação e Comunicação, em parceria com as Secretarias Municipais, Regionais e Estaduais de Educação, e contou com o apoio da Bayer, do Instituto CCR e da Basf.
Sobre a Horizonte Educação e Comunicação
Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse:http://www.edhorizonte.com.br/
Comentários