IBRAM e MJSP organizam 1ª reunião preparatória para prevenir ações criminosas em municípios produtores de minérios de metais preciosos
Ação faz parte do Acordo de Cooperação Técnica 02/2024 firmado entre IBRAM e o Ministério da Justiça e Segurança Pública para aprimorar o planejamento de ações integradas de segurança em diversos municípios, visados pelo crime organizado.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) organizaram a primeira reunião preparatória para detalhar os Planos de Defesas de Cidades e os tipos de crimes que acontecem em municípios com produção de minérios metálicos. O evento ocorreu na cidade de Paracatu (MG), nesta terça-feira (16).
Fernando Azevedo e Silva, vice-presidente do IBRAM, destacou a relevância desta acordo pioneiro entre o público e privado na área de segurança. Ele enfatizou que esta é uma demonstração do Estado brasileiro, em parceria com a iniciativa privada, agindo para combater quadrilhas organizadas que saqueiam cargas preciosas de minério e causam sérios problemas de segurança para a população, além de danos econômicos e ambientais.
Durante a reunião, o Tenente Coronel Paiva, representante da Polícia Militar do 45º Batalhão da 16ª Região de Unaí (MG), apresentou uma análise dos ataques criminosos direcionados a instituições financeiras e à mineradora em Paracatu, que ocorreram desde 2012.
André Gossain, representante da Diretoria de Operações Integradas da Secretaria Nacional de Segurança Pública do MJSP, anunciou a programação de uma nova reunião para discutir o plano de defesa e execução do simulado em Paracatu. Segundo ele, esta nova etapa do projeto está agendada para ocorrer ao longo de cinco dias, contemplando também a realização do simulado com participação da população.
Estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Associação Brasileira de Transporte de Valores, representantes da prefeitura de Paracatu e da secretaria de Cultura e Turismo da cidade, Brink’s Brasil, Kinross, AngloGold Ashanti, Equinox Gold e NX Gold, do Grupo Ero Copper Corp.
Comentários