Hoje tem feira da cachaça
Hoje dia 17 de setembro ás 20:00 começa a Feira da Cachaça no Largo da Jaqueira!
A produção da cachaça em Paracatu é uma arte. Os pequenos alambiques mantêm a tradição de produzir a bebida ainda de maneira artesanal. Diferentemente da cachaça tradicional produzida a partir do caldo da cana, a maioria da cachaça paracatuense é feita da rapadura.
A Origem da cachaça
“Ao contrário de outras bebidas, a cachaça já nasceu marginalizada: ela foi inventada no Brasil por pessoas escravizadas nos engenhos de açúcar durante o século XVI. Seria, portanto, uma bebida sem status, consumida apenas por pobres – a elite preferia tomar vinhos e a bagaceira (aguardente produzida com o bagaço da uva).
Há três possíveis origens da produção da bebida no país: ela pode ter surgido em Pernambuco, entre 1516 e 1526; em Porto Seguro, na Bahia, em 1520; ou no litoral de São Paulo, entre 1532 e 1534, no Engenho do Governador.
Quando a produção da cachaça foi se espalhando, tornando-se a bebida alcoólica mais consumida no Brasil colonial, a Corte Portuguesa resolveu proibir sua venda e consumo. A alegação era que a bebida causava ameaças à segurança e à ordem, fazendo os trabalhadores renderem menos. Em São Paulo, no ano de 1847, a Câmara Municipal criou uma lei que mandava prender quem vendesse cachaça.
Mas os historiadores contam que o motivo da “desordem” era apenas aparente. O que a metrópole não queria é que se aumentasse o consumo de cachaça entre a classe média, o que ameaçaria o comércio da bagaceira, que vinha de Portugal.
Mas as proibições jamais conseguiram acabar com o consumo da bebida. A saída da Corte Portuguesa foi tentar taxar a venda da cachaça, para poder lucrar em cima. Mas também não tiveram sucesso, uma vez que havia muita sonegação.
Um fato importante é que as medidas de taxação da cachaça contribuíram imensamente com o descontentamento da colônia contra o poderio de Portugal, motivando os ideais independentes que dariam impulso à Conjuração Mineira. Como era vista como símbolo de resistência e de luta por independência, a cachaça era servida nas reuniões dos inconfidentes.” fonte:https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/122950-cachaca-a-historia-da-amada-bebida-brasileira.htm
Visite este link para conhecer um pouco da história da cachaça:
Não se esqueça: Beba com moderação
Comentários