GRUPO DE DANÇA PRIMEIRO ATO CELEBRA 40 ANOS COM PROGRAMAÇÃO NO FLIPARACATU

 GRUPO DE DANÇA PRIMEIRO ATO CELEBRA 40 ANOS COM PROGRAMAÇÃO NO FLIPARACATU

  • O Grupo de Dança Primeiro Ato celebra suas quatro décadas com uma iniciativa que tem o propósito de disseminar seu repertório, juntamente com oficinas e debates, por quatro distintas mesorregiões de Minas Gerais. O Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu faz parte da rota do Grupo de Dança, que conta com duas apresentações na programação do evento. Na quinta-feira, 24 de agosto, será realizada uma roda de conversa às 17h, seguida de uma oficina às 18h, ambas na Fundação Casa de Cultura de Paracatu. No dia seguinte, sexta-feira, 25 de agosto, o espetáculo de dança “Terreiro” será apresentado às 17h30, no Anfiteatro, que fica na Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu. As atividades têm entrada gratuita.

Estas performances se destinam a sustentar a promoção e educação artística, fomentando intercâmbios culturais que mostram a atemporalidade das criações artísticas e os diálogos com as novas gerações. Assim, o Primeiro Ato cria uma linha evolutiva nas artes de Minas Gerais, preservando o patrimônio cultural do estado. O projeto faz parte das celebrações dos 40 anos do Grupo, intitulado “Projeto Primeiro Ato 40 anos: Circulação de Repertório pelo Estado de Minas Gerais”, viabilizado pela Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Terreiro”

O espetáculo “Terreiro” é uma homenagem aos artistas da arte popular que, com alegria e devoção, dão forma aos festejos e crenças. Concebido em colaboração entre Titane, João Paulo Gross e o Grupo Primeiro Ato, o espetáculo conta com um elenco diversificado de artistas comprometidos com o risco do inesperado. Esta produção celebra a multiplicidade e a união por meio de elementos de herança, família e tradição. “Terreiro”, com sua riqueza de detalhes, evoca um universo de minúcias presentes em cantos, telhas, baldes e retratos.

“O espetáculo Terreiro propõe encontros que são fundamentais para a trajetória tanto do Grupo Primeiro Ato quanto do estado de Minas Gerais em si: dança, canto, música, poesia, artes visuais e a diversidade de artistas vindos de diferentes horizontes, que trazem consigo suas crenças e devoções, de modo a construir uma identidade mineira. A trilha sonora do espetáculo é comandada por músicos eruditos e populares, também de Minas Gerais”, destaca Suely Machado, diretora do Grupo Primeiro Ato.

A obra é concebida, encenada e dirigida por Suely Machado, contando com a colaboração de coreógrafos convidados, João Paulo Gross e Titane. A direção vocal e musical é liderada por Titane, enquanto o figurino é elaborado por Pablo Ramon. Com a assistência de direção de Marcela Rosa, a apresentação tem uma duração total de 60 minutos.

A arte de Suely Machado

A passagem do Grupo de Dança Primeiro Ato no Fliparacatu também celebra as quatro décadas de dedicação de Suely Machado a seu trabalho. Fundadora do grupo, é mestra de dança, uma artista que se dedica há mais de quatro décadas ao desenvolvimento artístico e à formação de milhares de dançarinos e dançarinas. Sua história é marcada pelo amor à dança, prática que iniciou na infância, e pela busca constante em aprimorar suas habilidades.

Suely Machado sempre valorizou o diálogo entre as artes, buscando fortalecer as artes integradas e enriquecer seus espetáculos com elementos de música, teatro, artes visuais e literatura. Outro aspecto fundamental de sua trajetória é sua abordagem interdisciplinar. Com sua formação acadêmica e artística consolidada, Suely Machado combina seus conhecimentos em Psicologia, Coreoterapia e Pedagogia do movimento, enriquecendo ainda mais sua contribuição ao mundo da dança.

Serviço:

Grupo de Dança Primeiro Ato no Fliparacatu – Festival Literário de Paracatu 

24/8 – quinta-feira, 17h – roda de conversa, seguida de uma oficina de dança, às 18h, ambas na Fundação Casa de Cultura de Paracatu.

25/8 – sexta-feira, 17h30 – espetáculo de dança “Terreiro” , no Anfiteatro, que fica na Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu

Entrada gratuita

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados