Governo Federal lança Rouanet da Juventude para impulsionar produção cultural de jovens
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Em parceria com a Shell Brasil e com investimento de R$6 milhões, projeto pretende fortalecer a formação artística e cidadã dos jovens agentes culturais do Centro-Oeste, Nordeste e Norte
O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Shell Brasil e o Sesi, lançou na manhã desta terça-feira, 25 de fevereiro, o Programa Rouanet da Juventude, uma iniciativa pioneira para impulsionar a produção cultural de jovens. Em evento realizado no Clube do Choro de Brasília, no Distrito Federal, foi anunciado o investimento inicial de R$6 milhões para fortalecer e apoiar ações e formações culturais voltadas para jovens brasileiros, de 15 a 29 anos, das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e democratizar o acesso ao fomento cultural. Além disso, o programa tem o objetivo de nacionalizar os incentivos da Lei Rouanet para a juventude de regiões e segmentos historicamente marginalizados, como comunidades quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e moradores de periferias urbanas. O Edital de Chamamento Público MinC Nº 1/2025 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 24 de fevereiro. OPORTUNIDADES — Para o secretário Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ronald Santos, é importante que as políticas públicas sejam desenvolvidas de maneira específica para o público de 15 a 29 anos e que propiciem oportunidades de desenvolver plenamente o potencial dos jovens. “Temos uma geração de quase 50 milhões de jovens que está sedenta por oportunidades. Uma geração que quer conhecer caminhos e enxergar neles a possibilidade de materializar seus sonhos. É uma geração que não quer se encaixar nas caixas de sempre e quer enxergar, por exemplo, na economia da cultura, na economia criativa, a possibilidade de subsistir, de fortalecer financeiramente a sua família, mas, sobretudo, de fazer um ofício que lhe faça feliz”, destacou. ATÉ R$200 MIL — O Rouanet da Juventude visa capacitar proponentes por meio de oficinas práticas em elaboração de projetos culturais que abrangem linguagens como artes cênicas, literatura, música, artes visuais, museologia, memória social e até jogos eletrônicos, esta última, uma novidade que reflete a conexão com a geração digital. As oficinas de elaboração de projetos serão feitas em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). Cada proposta aprovada poderá receber até R$200 mil, com acompanhamento técnico para garantir viabilidade e impacto social. O cronograma prevê a publicação do edital em fevereiro de 2025. O secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes, afirmou que o objetivo dos programas é fazer com que o empresariado enxergue a possibilidade de utilizar recursos com aderência à política pública de cultura do Governo Federal. “Estamos, junto com outras empresas, firmando outras parcerias e que já são duradouras, como o Rouanet das Favelas, Rouanet Norte e Rouanet Nordeste. Estamos nos envolvendo agora com o Rouanet das Pequenas Cidades, juntamente com outro parceiro privado que, em breve, vamos anunciar”, antecipou. Ele também destacou os efeitos da Lei Rouanet no desenvolvimento econômico. “O investimento feito na Rouanet vai para o setor hoteleiro, aviação, transporte, alimentação, e mais uma lista de atividades para além da cultural. Até hoje, foram 60 mil projetos executados, em 33 anos de existência, e o investimento estimado em R$63 bilhões em valores atualizados durante esses 33 anos. Foi uma determinação do presidente Lula que o mecanismo do incentivo fiscal da Lei Rouanet desse prioridade para as três regiões que historicamente menos receberam investimentos nesses 33 anos”, frisa. PARCERIA — Monique Gonçalves, gerente sênior de Relações Corporativas e Assuntos Regulatórios da Shell, reforça a importância da iniciativa. “Queremos incentivar a diferença de forma positiva que podemos fazer na vida das pessoas, buscando melhorar as suas circunstâncias de vida e, sem dúvida alguma, incentivar o seu crescimento pessoal. Desde 2022, a Shell é uma das cinco maiores incentivadoras da cultura e do esporte no país, através das leis federais de incentivo. Isso traduz em mais de R$200 milhões em projetos culturais, através da Lei Rouanet. Desde então, já apoiamos mais de 4 milhões de pessoas e os nossos projetos geram mais de 13 mil empregos diretos no país, impulsionando, é claro, a economia criativa”, relatou. Claudia Ramalho, gerente-executiva de Cultura do SESI Nacional, pontua que a participação no programa reforça o compromisso da entidade com a promoção da cultura e do desenvolvimento social. “O Sesi contribuirá significativamente para o fortalecimento da cultura nacional e para o empoderamento da juventude brasileira. Junto vamos promover o desenvolvimento de novos talentos e a valorização das diversas expressões culturais que enriquecem o nosso país. É uma grande alegria”, celebrou. Os critérios de seleção de projetos são orientados da seguinte forma: Outros critérios adicionais envolvem, ainda, projetos de arte religiosa, cultura afro-brasileira, de arte urbana e culturas tradicionais e populares. Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
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