Governo de Minas promove Dia D de Vacinação em todo o estado

 Governo de Minas promove Dia D de Vacinação em todo o estado

Ação faz parte da Campanha Estadual de Vacinação, que vai até 29/11, e visa imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos

 

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), promove, neste sábado (23/11), Dia D de Vacinação, em todo o estado. Por meio das 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado, todos os 853 municípios mineiros foram mobilizados para a intensificação de ações de imunização nas unidades básicas de saúde e vacinação extramuros.

A iniciativa é parte da Campanha Estadual de Multivacinação, que visa atualizar o cartão vacinal das crianças e adolescentes mineiros de até 15 anos de idade, em conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação, a fim de aumentar as coberturas vacinais para reduzir o risco de introdução ou disseminação de doenças imunopreveníveis no estado.

Para a realização da campanha, a SES-MG distribuiu mais de 1,9 milhão de doses de imunizantes. Entre as vacinas disponibilizadas estão a tríplice viral, hepatite B, papilomavírus humano (HPV), hepatite A, rotavírus humano, meningocócica ACWY, meningocócica C, pneumocócica, pentavalente, febre amarela, poliomielite e covid.

Programa Mineiro de Imunizações

A fim de implementar e monitorar as ações de imunização e suas estratégias no estado, a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais (CIB-SUS-MG), aprovou, em setembro de 2024, o Programa Mineiro de Imunizações (PMI).

Alinhado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), o PMI é uma iniciativa inédita e delimita de forma clara as atribuições do Estado e dos municípios, o financiamento e as prioridades para a vacinação no território.

Investimentos

Para aumentar as coberturas vacinais no estado, a SES-MG atua em duas frentes. A primeira estratégia é o incentivo ao aumento das coberturas vacinais e à vacinação extramuros. Desde 2023, foram investidos R$ 165 milhões para que os municípios avancem nas coberturas vacinais e realizem a vacinação em escolas e creches.

A segunda estratégia são os vacimóveis, veículos equipados para funcionar como unidades itinerantes de vacinação. Com investimentos de mais de R$ 100 milhões do Governo de Minas, 77 municípios receberam recursos para adquirir esses veículos, e os demais municípios serão atendidos por meio de 51 Consórcios Intermunicipais de Saúde. Até o momento, 123 vacimóveis já foram entregues.

Coberturas vacinais em Minas Gerais

Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Minas Gerais vem registrando importantes avanços nas coberturas vacinais.

A cobertura da meningocócica C, que estava em 97,05% em 2023, aumentou, de janeiro a setembro de 2024, para 104,15%, ultrapassando a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).

Já no caso da tríplice viral, o índice, que era de 90,11% para a primeira dose (D1) e 74,31% para a segunda dose (D2) em 2023, aumentou para 106,19% (D1) e 81,69% (D2), em 2024 (janeiro a setembro).

Dia D na capital

O subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi, participa das ações do Dia D que serão realizadas pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), neste sábado (9/11), na capital.

Ao lado da subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde de Belo Horizonte, Thaysa Drummond, ele vai atender a imprensa e acompanhar a vacinação, às 9h30, no Centro de Saúde Horto, que fica na Rua Pouso Alegre, 2.042, Santa Tereza.

Em Belo Horizonte, as doses serão aplicadas das 8h às 17h em todos os 153 centros de saúde da cidade, além do Centro de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços dos locais podem ser consultados on-line.

As doses disponíveis serão administradas conforme a análise da situação vacinal de cada criança ou adolescente. Sendo assim, é essencial que os pais ou responsáveis apresentem a caderneta de vacinação para conferência e atualização.  Também é necessário um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço residencial para o devido registro.

foto em destaque:Crédito: Rafael Mendes / SES-MG

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados